Batatais ENTRETENIMENTO

Série de palestras traz análises de livros do vestibular da Fuvest 2026; veja datas – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Série de palestras traz análises de livros do vestibular da Fuvest 2026; veja datas

Neste ano, pela primeira vez, as obras literárias obrigatórias para o vestibular da Fuvest são de mulheres autoras de língua portuguesa: Nísia Floresta, Narcisa Amália, Julia Lopes de Almeida, Rachel de Queiroz, Sophia de Mello Breyner Andresen, Lygia Fagundes Telles, Paulina Chiziane, Conceição Evaristo e Djaimilia Pereira de Almeida. A lista só de autoria feminina vai continuar até o vestibular de 2028.

Na época da divulgação, em novembro de 2023, a Fuvest destacou que a renovação se justifica pela necessidade de se valorizar o papel das mulheres na literatura, não apenas como personagens, mas como autoras. “Muitas delas foram alvo de décadas de invisibilidade pelo fato de serem mulheres”, ressaltou a presidente do Conselho Curador da Fuvest e vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Para auxiliar os vestibulandos, o projeto BBM no Vestibular traz um ciclo de palestras que vai discutir cada uma das obras, trazendo um contexto histórico do período e da vida das escritoras, além de comentários e críticas sobre os livros.

O projeto teve início em abril, com o livro Opúsculo Humanitário, de Nísia Floresta (veja vídeo abaixo) e a próxima aula será no dia 14 de maio sobre o livro Nebulosas, de Narcisa Amália, ministrada por Marise Hansen. Os encontros acontecerão sempre às quartas-feiras, às 18h, no Auditório Isván Jancsó, no Espaço Brasiliana. As inscrições serão abertas no dia 9 de maio, às 12h, sexta-feira anterior à realização da aula, pelo link que estará disponível na bio do perfil da BBM no Instagram. A atividade é gratuita e também terá transmissão on-line pelo canal do YouTube da Biblioteca.

A desconhecida autora de Nebulosas, único livro publicado pela poeta, escritora, tradutora e crítica literária Narcisa Amália de Campos (1852-1924). Publicado em 1872 pela renomada editora Garnier, o livro não apenas provocou uma celebração unânime de seu talento, mas também conquistou o reconhecimento de figuras proeminentes como Machado de Assis e o imperador D. Pedro II. Uma segunda edição foi lançada em 2017 pela Gradiva Editorial e a Fundação Biblioteca Nacional. Os 44 poemas originais dessa mulher, corajosa para a época, exploram temas femininos, uma conexão profunda com a natureza e seu compromisso social em defesa da abolição da escravatura. 

O livro reúne 44 poemas, divididos em três partes. A primeira parte é de um só poema chamado também de Nebulosas. A segunda parte, com seus 27 poemas, é o momento mais romântico da autora, que aborda temas como a saudade da infância e a exaltação da natureza. E a parte final, que reúne 16 poemas, é caracterizada como seu momento mais abolicionista e republicano, que que a autora utiliza a produção literária como instrumento de denúncia às injustiças sociais, sobretudo à escravidão. 

Projeto 

Criado em 2017, o projeto apresenta um ciclo de aulas ministradas por pesquisadores e professores da USP ou de outras universidades sobre as nove obras selecionadas pelo vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), prova que possibilita o ingresso nos cursos da USP. Pela primeira vez, as obras literárias obrigatórias para o vestibular da Fuvest são somente de mulheres autoras de língua portuguesa. A ordem das aulas vai seguir a cronologia de publicação das obras, como foi divulgado pela Fuvest.

Como a procura pelas aulas é muito grande e o Auditório István Jancsó tem capacidade máxima de 320 pessoas, permitida por segurança, é necessário realizar inscrição prévia para assistir presencialmente às aulas. As inscrições serão abertas sempre na sexta-feira anterior à realização da aula. No caso da segunda aula do ano, as inscrições estarão abertas no dia 9 de maio, a partir das 12h, no link disponível no perfil da BBM no Instagram. Mas, quem assiste presencialmente às aulas tem a vantagem de concorrer ao sorteio de exemplares do livro abordado, que são doados ao projeto pela editora que o publicou.

Confira a programação das aulas do BBM no Vestibular em 2025:

  • 14 de maio: Nebulosas, de Narcisa Amália
  • 11 de junho: Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida
  • 13 de agosto: Caminhos de Pedra, de Rachel de Queiroz
  • 27 de agosto: O Cristo Cigano, de Sophia de Mello Breyner Andresen
  • 10 de setembro: As Meninas, de Lygia Fagundes Telles
  • 24 de setembro: Baladas de Amor ao Vento, de Paulina Chiziane
  • 15 de outubro: Canção para Ninar Menino Grande, de Conceição Evaristo
  • 29 de outubro: A Visão das Plantas, de Djaimilia Pereira de Almeida

Projeto BBM no Vestibular – Nebulosas, de Narcisa Amália
Data: 14 de maio, quarta-feira, às 18h
Local: Auditório István Jancsó da BBM
Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Gratuito, com inscrições no link disponível no Instagram 

O post Série de palestras traz análises de livros do vestibular da Fuvest 2026; veja datas apareceu primeiro em Agência SP.

Autor