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Governo de SP reformula portal e aplicativo do Detran-SP em nova frente da transformação digital do estado – Notícias de Batatais

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Governo de SP reformula portal e aplicativo do Detran-SP em nova frente da transformação digital do estado

A transformação digital em curso no estado de São Paulo segue ampliando os benefícios para a população paulista. O usuário que acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encontrará um ambiente totalmente novo, com design limpo, amigável e intuitivo para tornar mais acessíveis os 58 serviços prestados ao cidadão, além de dados de interesse público, notícias, normas e caminhos para a participação popular. 

Alinhado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), órgão central do Governo de SP estadual ao qual o Detran-SP é vinculado, o projeto é coordenado pela Subsecretaria de Governo Digital e inclui a produção de um aplicativo que reunirá as facilidades do departamento de trânsito na palma da mão, com previsão de lançamento na segunda quinzena do Maio Amarelo, mês dedicado à defesa da vida no trânsito.

A transformação digital, além de proporcionar acesso facilitado a informações, dados, serviços e recursos variados, traz uma camada extra de segurança ao usuário. Tanto no site como no aplicativo, a navegação em ambientes com informações privadas, como detalhes do veículo, multas a pagar ou já quitadas e pontos atribuídos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se dará por meio de uma conta GOV.BR, que assegura a proteção dos dados. Uma vez logado no portal, o usuário poderá navegar por um painel personalizado com as informações já mencionadas – e que, ao longo do ano, será acrescido de outras.

No catálogo de serviços, destaque para a relação de recursos desenvolvidos com base na hiperautomação, a integração de tecnologias que conecta diferentes plataformas de dados e inteligência artificial para solucionar rapidamente  a demanda do cidadão, e que pode ser considerada a última trincheira da transformação digital.

A lista inicia com três dos serviços mais procurados pelos usuários, segundo a Diretoria de Atendimento ao Cidadão: o licenciamento de veículos, que expede na hora o certificado para a circulação da moto ou automóvel, antes aguardado por dias; a consulta à certidão de débitos e restrições de qualquer veículo registrado no estado de São Paulo, informações que todo comprador de carro usado deseja ter; e a transferência digital de veículos (TDV), que transfere propriedade em poucos minutos. 

Esses três serviços darão início ao novo app do Detran-SP, com lançamento aguardado para o final de maio. O aplicativo estará disponível para download nas lojas de aplicativos de dispositivos móveis.

Lançamento contínuo

No site, os recursos hiperautomatizados rodarão lado a lado com os demais. À medida que outros serviços ganharem versão digital, eles entram para o menu. No horizonte próximo, estão, entre outros: a liberação instantânea de veículos recolhidos nas ruas por infração de trânsito, que permitirá quitar os débitos de uma vez – exceto a diária devida ao pátio onde está o veículo; a consulta a Autos de Infração de Trânsito (AIT) e aos recursos que sejam impostos contra eles; a emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem alteração de dados; a gestão de procuração ou delegação, pela qual um condutor (pessoa física) ou empresa (pessoa jurídica) delega a um terceiro (pessoa física ou jurídica) a execução de um serviço em seu nome.  

Também estão na fila de produção o recurso para a autorização de estampagem de placas e o de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Simplicidade, leveza e automação

Tanto o novo portal como o novo aplicativo do Detran-SP têm por premissa o uso da tecnologia para oferecer maior eficiência. Com a reformulação do site, o Detran-SP aprimora a experiência do usuário, traz agilidade e aplica as melhores práticas de transparência ativa, acesso à informação e proteção de dados. 

“Acreditamos que a tecnologia deve ser um facilitador para a prestação de serviços. O novo Portal Cidadão reflete o nosso compromisso em oferecer um serviço público mais moderno, direto e dinâmico, que põe o cidadão no centro de tudo”, diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP.

A reformulação começou a ser pensada em 2024, quando a autarquia firmou contrato com a Prodesp – a empresa de tecnologia do estado de São Paulo. Pelo acordo, cabe à estatal o desenvolvimento das frentes de automação e do novo portal da autarquia. É dessa parceria que nasceu, por exemplo, a TDV.

“A ideia é facilitar o uso dos serviços no portal, melhorando a navegação, o acesso e a experiência do usuário. Ao invés de dar vários cliques, o usuário chegará à informação que deseja de forma rápida e eficiente. E precisa fornecer poucos dados para obter o que quer. É o Detran-SP quem fica responsável por dar informação, não o contrário”, diz Fábio Williams, executivo da Prodesp à frente do projeto.

O que esperar do novo portal e app do Detran-SP: 

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