Noticias de Batatais – O jornal de Batatais
354 alunos de Etecs e Fatecs viajam pelo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza
No fim do mês de maio, 354 alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) do Governo de SP realizam o sonho de estudar fora do país, após serem selecionados para participar do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que promove cursos de idiomas em países como Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Nesta quarta-feira (21), o governador Tarcísio de Freitas recebeu os intercambistas no Palácio dos Bandeirantes e destacou a importância dessa experiência para o desenvolvimento pessoal e profissional.
“O mercado está cada vez mais conectado com a questão das competências. Basicamente, são três as habilidades mais importantes hoje: a capacidade de comunicação, na nossa língua e em outro idioma; a capacidade de resolver problemas; e a capacidade de relacionamento interpessoal. Aproveitem ao máximo essa imersão. Tenho certeza de que vai ser uma experiência muito útil para vocês, que vão viver em outro país, aprender um pouco mais de outra cultura e voltar com muitas histórias para contar”, disse Tarcísio.
Essa vivência no exterior era um desejo antigo para Vitor Iapequini Brabo, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Administração na Etec Zona Leste, na capital. Ele pesquisava sobre intercâmbio desde a infância e, quando ingressou na Etec, passou a tirar dúvidas sobre o programa com professores e com uma colega que passou pela experiência. Colocou como meta participar do intercâmbio, com foco em manter boas notas em todas as disciplinas. “Mas não imaginava chegar a esse patamar ainda na adolescência. É uma oportunidade imprescindível e precisamos aproveitar ao máximo. Vai agregar muito à minha vida profissional, acadêmica e pessoal”, afirmou ele, que vai estudar inglês.
Vitor recebeu a notícia em novembro do ano passado, quando estava em sala de aula. Foi aplaudido pelos colegas e fez surpresa para os pais: contou a novidade apenas quando chegou em casa. Ele é o primeiro da família a fazer uma viagem internacional e está de olho em todos os aspectos que o intercâmbio vai oferecer. “Espero aprender coletividade, ter uma troca de comunicação e voltar com uma bagagem maior na língua inglesa” contou.
Os cursos imersivos de língua inglesa ou espanhola têm duração de quatro semanas e contemplam os estudantes das unidades do Centro Paula Souza que registraram os melhores aproveitamentos acadêmicos. No país de destino, cada intercambista ficará hospedado em casa de família e receberá uma ajuda de custo que varia de acordo com o local: US$ 400 para quem vai para a Argentina ou para os Estados Unidos, 400 libras para quem ficará na Inglaterra e 400 euros para os alunos que farão cursos na Irlanda. O investimento estadual é de R$ 18 milhões.
O Intercâmbio Cultural custeia ainda passagens de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), transporte ida e volta do aeroporto no país de destino até a casa onde os participantes ficarão hospedados, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, além de tag de identificação de malas.
Vagas por região
Todas as regiões administrativas estão contempladas nesta edição Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. A Metropolitana de São Paulo é a que tem mais representantes, com 121 estudantes. Campinas vem em seguida, com 52, e Sorocaba, com 33.
As demais vagas foram distribuídas da seguinte maneira: Araçatuba (6), Baixada Santista (12), Barretos (6), Bauru (12), Central (14), Franca (8), Itapeva (8), Marília (19), Presidente Prudente (13), Vale do Ribeira (3), Ribeirão Preto (13), São José do Rio Preto (14) e Vale do Paraíba (20).
O post 354 alunos de Etecs e Fatecs viajam pelo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza apareceu primeiro em Agência SP.