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SP entrega embarcação reformada para travessia Cananéia-Ilha Comprida e acompanha obra da estação de passageiros
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Logística e Transportes, entregou nesta quinta-feira (22) uma embarcação reformada que irá operar na travessia entre Cananéia e Ilha Comprida, na região do Vale do Ribeira. Do tipo ferry-boat, a FB-12 tem capacidade para transportar simultaneamente 21 veículos e 172 pedestres, com investimento total de R$ 3,5 milhões.
A embarcação passou por uma ampla reforma, que incluiu traslado, docagem e serviços estruturais em aço e fibra de vidro. Foram revisadas as redes hidráulicas de água e óleo combustível, além dos motores de propulsão, geradores, reversores e demais componentes mecânicos. Também foram inspecionados e ajustados a linha de eixo, o sistema de leme e os sistemas óleo-hidráulicos que operam o leme e o quebra-mar. A parte elétrica e eletrônica recebeu manutenção completa, e toda a superfície da embarcação foi preparada e pintada. O processo de reforma foi concluído com a revisão dos equipamentos de segurança e salvatagem, além de outros serviços especializados. Com a chegada da nova embarcação, a travessia entre Cananéia e Ilha Comprida contará com embarcação mais moderna, que proporcionará mais eficiência e conforto aos usuários.
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A cerimônia de entrega contou com a presença de Denis Gerage, subsecretário de Logística e Transportes da Semil. Além da entrega da FB-12, o subsecretário visitou as obras de modernização da estação de passageiros da Travessia Cananéia/Continente, que têm previsão de conclusão até o início do segundo semestre deste ano. A reforma contempla manutenção preventiva, corretiva e adaptações na edificação. Estão sendo realizados serviços de recuperação estrutural e de alvenaria, substituição de instalações elétricas, impermeabilização, troca de revestimentos, esquadrias, vidros e pintura, com investimento total de R$ 361 mil.
“A modernização, tanto da estação de passageiros quanto da embarcação FB-12, é uma ação que irá contribuir para a mobilidade na região. Estamos construindo bases para um sistema de transporte mais robusto, com maior capacidade de resposta às necessidades das pessoas e alinhado com as diretrizes de sustentabilidade e eficiência do Governo de São Paulo”, afirmou Gerage.
Investimentos nas travessias litorâneas
Essas reformas fazem parte de um robusto programa de modernização das Travessias Litorâneas do Estado, que, nos últimos dois anos, destinou cerca de R$ 200 milhões para a melhoria das embarcações e da infraestrutura dos terminais. O plano prevê a entrega de 22 embarcações reformadas e a conclusão de dez obras nos terminais até o final de 2025, com o objetivo de ampliar a capacidade do sistema e oferecer um atendimento mais eficiente e confortável para os usuários.
Dentro desse conjunto de ações, diversas iniciativas já foram implementadas recentemente. Em 2 de maio, por exemplo, três embarcações reformadas passaram a reforçar as travessias entre Santos–Guarujá e Santos–Vicente de Carvalho. Com investimento de R$ 20,8 milhões, as unidades passaram por um processo completo de modernização, com foco em segurança e eficiência. As melhorias ampliam a capacidade operacional do sistema, permitindo que as embarcações atuem conforme a demanda. A FB-18, com capacidade para 32 veículos e 244 pedestres, está em operação na travessia Santos–Guarujá. Já as lanchas LS-02 e LS-05, com capacidade para 370 e 450 pedestres, respectivamente, atendem o trajeto entre as estações Praça da República e Vicente de Carvalho.
Já em 11 de março, foi concluída a reforma do ferry-boat FB-30, que agora opera na travessia São Sebastião/Ilhabela. Com um investimento de R$8,3 milhões, a embarcação passou por melhorias estruturais e tecnológicas, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros.
Poucos dias antes, em 28 de fevereiro, a Baixada Santista recebeu duas novas embarcações para a travessia entre Santos e Guarujá. Com um investimento de R$ 14,4 milhões, as embarcações FB-10 e FB-15 foram modernizadas e voltaram a operar, atendendo uma grande demanda na região.
A Estação de Passageiros Praça da República, em Santos, também passou por uma reforma, concluída em 18 de fevereiro. Com investimento de R$ 8,2 milhões, a obra priorizou a recuperação estrutural e a ampliação da acessibilidade.
Outro reforço importante na frota ocorreu em 12 de fevereiro, quando foi entregue uma nova balsa para reforçar a operação da travessia Bertioga/Guarujá, a embarcação Rainha dos Valadares. Com capacidade para 27 veículos e 100 passageiros, a nova balsa amplia a capacidade do sistema, que agora conta com três embarcações para atender a demanda dessa travessia.
Na cidade de Guarujá, a Estação Vicente de Carvalho também passou por melhorias significativas. Entre 2023 e 2024, foram investidos R$14,9 milhões na construção de um novo flutuante, na readequação da acessibilidade e na modernização do sistema de combate a incêndio.
Gestão de tráfego e balança
Além das reformas físicas e da renovação das embarcações, o programa inclui iniciativas tecnológicas para otimizar a operação do sistema. Entre elas estão a instalação de uma balança de pesagem de caminhões na travessia São Sebastião/Ilhabela, para controle da carga transportada, e a implantação de um serviço de apoio à gestão do tráfego, voltado à organização das filas de embarque e desembarque em travessias com alto fluxo. Juntas, essas iniciativas somam mais de R$ 11,3 milhões em investimentos.
Parceria Público-Privada (PPP)
Em abril, o governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei que autoriza a concessão do sistema de travessias hídricas à iniciativa privada. A medida vai permitir a modernização do serviço de transporte aquaviário de passageiros e veículos em diferentes regiões do estado. A iniciativa abre caminho para um investimento de R$1 bilhão na modernização de 14 rotas de balsas e embarcações, que atendem cerca de 40 mil pessoas por dia. Entre as melhorias está a aquisição de mais de 40 novas embarcações, incluindo modelos elétricos para aumentar a resiliência climática, e o aprimoramento da infraestrutura e nos terminais.
Serviços aos usuários
O sistema de travessias litorâneas de São Paulo abrange oito trajetos: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte), Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Central), além de Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananeia/Continente e Cananeia/Ariri (Litoral Sul). Para mais informações, os usuários podem consultar os painéis de mensagem nos acessos aos bolsões ou ligar para o telefone 0800 77 33 711.
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