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Metrô inicia desmontagem do ‘tatuzão’ para reutilização entre Penha e Complexo Rapadura
O Metrô de São Paulo iniciou nesta quinta-feira (12) a desmontagem da tuneladora – conhecida popularmente como “tatuzão” – que será reutilizada para a segunda etapa de escavação e construção dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde, entre a estação Penha e o Complexo Rapadura, localizado nas proximidades das estações Santa Isabel e Vila Formosa. Os trabalhos começam com a retirada da “roda de corte” de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina.
A máquina, que anteriormente escavou os túneis do trecho da primeira fase entre o Complexo Rapadura e Falchi Gianini, entre as estações Orfanato e Vila Prudente, agora será remontada na estação Penha para escavar um novo túnel de aproximadamente 3 km.
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O processo de desmontagem e remontagem da atual tuneladora está previsto para durar cerca de seis meses e envolve uma equipe dedicada de aproximadamente 35 profissionais. A operação é realizada no canteiro do VSE Falchi Gianini. Todas as peças serão transportadas por caminhão até o canteiro da estação Penha, com exceção da roda de corte, que precisará ser cortada em partes ainda no local de origem devido ao seu tamanho. Assim que estiver completamente remontada, a máquina deve retomar os trabalhos de escavação no final do ano.
Desmontagem com segurança
O processo de desmontagem é feito em um canteiro localizado em região adensada. Para garantir a segurança da operação, o Metrô e o consórcio responsável adotaram um plano de ação que inclui o remanejamento temporário de moradores, interdição provisória de garagens e comunicação direta com cerca de 170 endereços impactados. Estacionamentos alternativos e transporte de “leva e traz” estão sendo oferecidos aos moradores afetados, e as famílias realocadas contam com hospedagem, vale-refeição, lavanderia e apoio para pets, conforme a necessidade. As medidas de apoio à comunidade incluem ainda um ponto fixo de atendimento na Rua Falchi Gianini.
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Tatuzão em números
Batizada de “Cora Coralina”, a tuneladora pesa 500 toneladas e é usada tanto para escavar como para revestir os túneis com anéis de concreto. Com 100 metros de extensão, o equipamento é o maior da América Latina e conta com esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e mecanismo para a colocação das aduelas de concreto nos túneis.
Toda a produção de aduelas usada pela tuneladora vem de uma fábrica montada pelo Metrô no Pátio Itaquera, com operação iniciada em setembro e capacidade para entregar até 56 segmentos de anéis por dia.
Ampliação da Linha 2-Verde
Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, a expansão da Linha 2-Verde prevê a implantação de 8,3 km de vias e oito novas estações. A obra deve beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas diariamente, facilitando a integração com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral e, futuramente, com a Linha 16-Violeta. A ampliação contribuirá para uma melhor distribuição dos passageiros na rede metroferroviária, oferecendo mais conforto a quem utiliza o transporte sobre trilhos na capital.
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