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SP entrega embarcação modernizada para a Travessia Santos/Guarujá com investimento de R$ 4,7 milhões
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Logística e Transportes, dá mais um passo no programa de modernização do sistema de travessias litorâneas. A partir desta sexta-feira (27), os cerca de 27 mil usuários diários da Travessia Santos/Guarujá passam a contar com a FB-16, ferry boat totalmente reformado e pronto para operar com mais segurança, eficiência e conforto.
Com a entrega da FB-16, o Governo de São Paulo atinge a marca de 19 embarcações modernizadas e em operação no sistema de travessias litorâneas — resultado de mais de dois anos de esforços contínuos para aprimorar a qualidade do serviço. Com um investimento de mais de R$ 4,7 milhões, a embarcação passou por uma modernização completa, incluindo reforço estrutural, renovação dos sistemas hidráulico e elétrico, nova pintura, atualização dos equipamentos de segurança e ampliação do convés em 1,5 metro. A intervenção aumentou a capacidade de transporte de veículos, de 10 para 15.
A reforma também contemplou melhorias no sistema de propulsão, com redução no consumo de combustível e ganhos em eficiência, segurança e conforto para os passageiros. A Travessia Santos/Guarujá é uma das maiores do mundo em volume de veículos, com média diária superior a 20 mil. O sistema conta com duas linhas de navegação: uma mista — que atende pedestres, ciclistas e veículos — e outra exclusiva para veículos.
“O Governo de São Paulo avança com determinação na transformação do sistema de travessias litorâneas, consolidando um modelo de transporte público mais moderno, seguro e eficiente. A entrega da FB-16 representa mais um passo concreto nesse compromisso. Com o reforço da frota, ampliamos a capacidade operacional e promovemos melhores condições de mobilidade para os milhares de paulistas que utilizam esse serviço diariamente. Nosso foco está na qualidade, sustentabilidade e agilidade na resposta às demandas da população”, destaca Denis Gerage Amorim, subsecretário de Logística e Transportes da Semil.
Investimentos nas travessias litorâneas
As iniciativas integram o robusto programa estadual de modernização das travessias litorâneas, que já investiu mais de R$ 200 milhões desde 2023 na renovação de embarcações e na requalificação da infraestrutura dos terminais. O plano prevê a entrega contínua de embarcações modernizadas e a realização de obras estratégicas, com foco na ampliação da capacidade do sistema e na melhoria da experiência dos usuários.
Entre as ações mais recentes, a Semil entregou, em 23 de maio, as obras de modernização da estação de passageiros da travessia São Sebastião–Ilhabela, no Litoral Norte. Com investimento de R$ 969 mil, o terminal foi completamente renovado, com melhorias estruturais e elétricas focadas na qualificação do atendimento a pedestres, ciclistas e motoristas.
Um dia antes, em 22 de maio, a Pasta colocou em operação uma embarcação reformada para a travessia entre Cananéia e Ilha Comprida, no Vale do Ribeira. O ferry-boat FB-12, com capacidade para 21 veículos e 172 pedestres, recebeu aporte de R$ 3,5 milhões em um processo de modernização abrangente, que contemplou serviços em aço e fibra de vidro, revisão dos sistemas hidráulico, mecânico e elétrico, além de pintura, atualização dos equipamentos de segurança e renovação dos motores e geradores de propulsão.
Em 2 de maio, três embarcações reformadas passaram a reforçar as travessias entre Santos–Guarujá e Santos–Vicente de Carvalho. Com investimento de R$ 20,8 milhões, as unidades passaram por um processo completo de modernização, com foco em segurança e eficiência. As melhorias ampliam a capacidade operacional do sistema, permitindo que as embarcações atuem conforme a demanda. A FB-18, com capacidade para 32 veículos e 244 pedestres, está em operação na travessia Santos–Guarujá. Já as lanchas LS-02 e LS-05, com capacidade para 370 e 450 pedestres, respectivamente, atendem o trajeto entre as estações Praça da República e Vicente de Carvalho.
Já em 11 de março, foi concluída a reforma do ferry-boat FB-30, que agora opera na travessia São Sebastião/Ilhabela. Com um investimento de R$ 8,3 milhões, a embarcação passou por melhorias estruturais e tecnológicas, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros.
Poucos dias antes, em 28 de fevereiro, a Baixada Santista recebeu duas novas embarcações para a travessia entre Santos e Guarujá. Com um investimento de R$ 14,4 milhões, as embarcações FB-10 e FB-15 foram modernizadas e voltaram a operar, atendendo uma grande demanda na região.
A Estação de Passageiros Praça da República, em Santos, também passou por uma reforma, concluída em 18 de fevereiro. Com investimento de R$ 8,2 milhões, a obra priorizou a recuperação estrutural e a ampliação da acessibilidade.
Outro reforço importante na frota ocorreu em 12 de fevereiro, quando foi entregue uma nova balsa para reforçar a operação da travessia Bertioga/Guarujá, a embarcação Rainha dos Valadares. Com capacidade para 27 veículos e 100 passageiros, a nova balsa amplia a capacidade do sistema, que agora conta com três embarcações para atender a demanda dessa travessia.
Na cidade de Guarujá, a Estação Vicente de Carvalho também passou por melhorias significativas. Entre 2023 e 2024, foram investidos R$ 14,9 milhões na construção de um novo flutuante, na readequação da acessibilidade e na modernização do sistema de combate a incêndio.
Gestão de tráfego e balança
Além das reformas físicas e da renovação das embarcações, o programa inclui iniciativas tecnológicas para otimizar a operação do sistema. Entre elas estão a instalação de uma balança de pesagem de caminhões na travessia São Sebastião/Ilhabela, para controle da carga transportada, e a implantação de um serviço de apoio à gestão do tráfego, voltado à organização das filas de embarque e desembarque em travessias com alto fluxo. Juntas, essas iniciativas somam mais de R$11,3 milhões em investimentos.
Parceria Público-Privada moderniza travessias
Em mais um passo rumo à modernização completa do sistema, o Governo de São Paulo publicou, em 13 de junho, o edital da Concorrência Internacional nº 05/2025, referente à concessão patrocinada das travessias litorâneas. A iniciativa, autorizada por lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em abril, prevê investimentos privados da ordem de R$ 2 bilhões. O projeto abrange 14 rotas estratégicas, entre elas Santos–Guarujá, São Sebastião–Ilhabela e conexões no Vale do Ribeira, Litoral Norte, Região Metropolitana e Reservatório de Paraibuna. A proposta inclui a renovação da frota com embarcações elétricas, melhorias nos terminais e adoção de novas tecnologias, promovendo um serviço mais sustentável, eficiente e seguro. A entrega dos envelopes está marcada para 13 de outubro de 2025.
Serviços aos usuários
O sistema de travessias litorâneas de São Paulo abrange oito trajetos: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte), Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Central), além de Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananeia/Continente e Cananeia/Ariri (Litoral Sul). Para mais informações, os usuários podem consultar os painéis de mensagem nos acessos aos bolsões ou ligar para o telefone 0800 77 33 711.
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