Batatais ENTRETENIMENTO

Banco do Povo: empreendedora de Mogi das Cruzes expande negócio de alimentação natural para pets e faturamento cresce 50% – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Banco do Povo: empreendedora de Mogi das Cruzes expande negócio de alimentação natural para pets e faturamento cresce 50%

“A cada melhora na saúde de um cãozinho e a cada mês prolongado na vida de um pet, tenho certeza de que estou no caminho certo”, conta Tatiana Prieto, 47 anos, fundadora de uma cozinha especializada em alimentação natural para cães, em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo. 

Farmacêutica de formação e mãe de dois filhos, ela encontrou no empreendedorismo uma forma de unir cuidado com os animais e gerar renda. Graças ao microcrédito do Banco do Povo Paulista (BPP), programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), Tatiana ampliou o negócio para trabalhar com alimentação saudável para cães e produção de petiscos para gatos. Entre 2023 e julho de 2025, o BPP liberou mais de R$ 6 milhões aos empreendedores ligados ao segmento pet.

LEIA TAMBÉM: Banco do Povo já concedeu R$ 500 milhões para micro, pequenas e médias empresas desde 2023

Com o empréstimo, feito em 2023, Tatiana investiu em mentoria de planejamento estratégico, organizou finanças, avaliou indicadores de desempenho, estruturou contratos e definiu fluxos de processos. “Contratei um profissional de marketing para iniciar o posicionamento nas redes sociais, adquiri computador, impressora e um processador de alimentos”, conta.

A estruturação proporcionada pelo crédito permitiu que o faturamento do negócio crescesse cerca de 50%, além de provocar o aumento no número de colaboradores e a migração para um espaço físico maior. “Não tenha medo: com boa gestão, é possível quitar o empréstimo. Os juros são baixos e o prazo de carência é favorável”, aconselha a empreendedora. 

A escolha de trabalhar com alimentação saudável para pets surgiu do desejo de ficar próxima da família e de fazer uma transição de carreira, além de ser um negócio alinhado ao crescimento do mercado pet. De acordo com Sebrae, o setor contava com mais de 65 mil pequenos negócios em 2024 no estado de São Paulo, com crescimento médio anual de 17% entre 2018 e 2023.

Dados do Instituto Pet Brasil e da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), apontam que o estado abriga cerca de 42 milhões de pets, o que representa aproximadamente 26% dos mais de 160 milhões de animais de estimação existentes no Brasil. Esse volume de pets gera demanda por produtos e serviços que promovam saúde, criando oportunidades para nichos específicos, como o de alimentação natural para cachorros.

Receitas formuladas por veterinária-nutricionista

As receitas do negócio de Tatiana são feitas com ingredientes 100% naturais e sem conservantes, desenvolvidas com acompanhamento de médicas-veterinárias nutricionistas, como Geandra Ayub, 50 anos. A especialista afirma que a alimentação natural traz vários benefícios para a saúde dos cães.

“A ingestão de água através da comida hidrata melhor do que apenas beber água. Além disso, é possível formular dietas específicas para cada animal, como filhotes, adultos, idosos, obesos ou com doenças como diabetes”, afirma Geandra. 

Mia, a primeira cachorrinha cliente

A empreendedora conquistou clientes fiéis, como Marilusy Soares Fernandes, 55 anos, tutora da cadelinha Mia, cuja dermatite atópica exige cuidados especiais. “A Mia foi a primeira cliente da empresa, consome os produtos há seis anos. O pelo dela ficou mais bonito e macio, começou a comer melhor, a alergia melhorou e os exames de sangue estão sempre dentro dos índices ideais”, conta Marilusy.

Mia, de 11 anos, é a primeira cliente da cozinha natural da Tatiana. No cardápio da empresa há pratos com carne bovina, frango com ovos, carne suína e filé de peixe. Foto: Divulgação/Governo de SP

A alimentação é personalizada para as necessidades da Mia, que consome pratos com carne suína, fígado bovino, legumes e vegetais. A tutora comenta com bom humor: “A Mia é boa de ‘garfo’ e adora os petiscos caseiros, como a tortinha de maçã e a de banana.”

O post Banco do Povo: empreendedora de Mogi das Cruzes expande negócio de alimentação natural para pets e faturamento cresce 50% apareceu primeiro em Agência SP.

Autor