ENTRETENIMENTO

Sabesp reduzirá pressão de água na Grande São Paulo a partir de quarta

Por MRNews

A partir desta quarta-feira (27), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai começar a reduzir a pressão da água durante a madrugada, na região metropolitana de São Paulo. Segundo a companhia e o governo de São Paulo, a diminuição “é temporária”, mas não foi informado à população por quanto tempo a medida vai vigorar.

De acordo com o governo de São Paulo, a redução foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) e será necessária por causa da escassez hídrica no estado. Essa ação, segundo o governo de Tarcísio de Freitas, pretende “preservar os níveis dos reservatórios”, que hoje chegaram a 38,2%. É o pior volume desde 2015, quando o estado viveu uma crise hídrica e o volume dos reservatórios chegou a 9,5%. Nesse mesmo dia no ano passado, por exemplo, o volume armazenado nos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo estava em 56,7%.

A situação atual dos reservatórios ainda é considerada em nível de atenção, mas, caso esse percentual caia para índices entre 30% e 20%, já passa a ser considerada crítica. O último estado é o de emergência, que é acionado quando os reservatórios ficam abaixo de 20%. Segundo a Agência de Águas de São Paulo (SP Águas), que é vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, as regiões que englobam os reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo vêm enfrentando uma sequência de anos com chuvas abaixo da média.

Governo federal muda slogan para “Do lado do povo brasileiro”

Prazo para recurso do Celpe-Bras 2025/2 começa nesta terça

“É muito importante que consigamos estabilizar os reservatórios até que tenhamos novas chuvas, e para isso a adoção de medidas de contingência é importante, assim como é fundamental a cooperação da população na redução do consumo”, disse a presidente da SP Águas, Camila Viana.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Redução de água na madrugada

O governo paulista informou que a redução da pressão vai ocorrer por um período de oito horas diárias, durante a madrugada. “Isso significa que, pelo período de oito horas durante a madrugada, com horário de início e fim a ser definido pela operadora, fica autorizada excepcionalmente a promover redução de pressão, o que, pela previsão da Sabesp, garantiria uma economia de 4m³ [4 mil litros] por segundo. A medida é válida até que sejam recuperados os níveis dos reservatórios que abastecem a região metropolitana”, diz nota do governo.

Por meio de nota, a Sabesp informou que “em cumprimento à deliberação da Arsesp, agência reguladora de serviços públicos de São Paulo, adotará medidas preventivas e de contingência temporárias com a finalidade de preservar os níveis de água dos reservatórios e mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano (SIM)”.

Lula critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e pede cassação

Desvios de emendas: STF marca para quinta interrogatório de deputados

Segundo a companhia, a redução da pressão será realizada de madrugada porque é um “período com menos incidência de consumo de água”.

“Diante dos eventos climáticos, cenário de chuvas abaixo do esperado e da variação no nível dos mananciais, a Sabesp adotará as manobras operacionais temporariamente, evitando perdas de água por vazamentos e rompimento de tubulações. A iniciativa terá início após 48 horas da deliberação da Arsesp [que foi anunciada ontem]. A companhia reitera que os imóveis residenciais que possuem caixa d’água não devem sentir os efeitos desta ação”, diz nota da Sabesp.

Ainda de acordo com a companhia, os clientes vão ser informados das medidas por meio de seus canais de atendimento. “Por isso, é de vital importância que os clientes mantenham seu cadastro atualizado. Para atualizar o cadastro, a Nova Agência Virtual da Sabesp está disponível 24 horas por dia, no endereço novaagenciavirtual.sabesp.com.br. Além da agência virtual, a assistente virtual Sani está disponível 24 horas no site sabesp.com.br, com a opção de atendimento com um humano de segunda a sábado, das 8h às 21h. Outras opções incluem o atendimento via WhatsApp (11) 3388-8000, disponível 24 horas, e o aplicativo Sabesp Mobile, para Android.”

Autor