Noticias de Batatais – O jornal de Batatais
Com apoio do SP Produz, Hospital de Amor em Barretos usa realidade virtual e tecnologia 3D para tratamento de pacientes com câncer
Tecnologia e medicina andam lado a lado no Hospital de Amor, em Barretos, referência nacional no tratamento oncológico no interior paulista. Jogos de realidade virtual ajudam crianças da unidade a enfrentar procedimentos operatórios com menos ansiedade. O projeto está sendo impulsionado com a chegada do Laboratório Multiusuário de Modelagem, Prototipagem e Simulação 3D, em funcionamento desde junho na unidade com o fomento do SP Produz, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, que reconheceu a Cadeia Produtiva Local (CPL) Polo de Saúde de Barretos.
“O projeto do jogo de realidade virtual melhora o processo de anestesia, antes de uma cirurgia, por exemplo. E diminui a dor que essas crianças já enfrentam pelo diagnóstico de câncer. Elas ficam encantadas com a experiência”, destaca Letícia Bachette, médica anestesiologista pediátrica do hospital e integrante do estudo desenvolvido por uma healtech local.
LEIA TAMBÉM: Estudo identifica genes que podem prever resposta de pacientes com melanoma à imunoterapia
O impacto do fomento do SP Produz no laboratório vai muito além da realidade virtual: os projetos realizados em parcerias com startups locais utilizam desde inteligência artificial (IA), até modelagem e prototipagem 3D para apoiar equipe médica e melhorar o atendimento dos pacientes, em um trabalho integrado de médicos, enfermeiros, engenheiros de software e programadores.
“A CPL, além de possibilitar a chegada da tecnologia para a saúde da população, também beneficia a sociedade para além do hospital. Há geração de emprego em outros setores, como o educacional, pois precisamos e formamos mão de obra especializada para atuação dentro do laboratório”, pontua o diretor de inovação do Hospital de Amor, dr. Luís Romagnolo.
O laboratório traz benefícios diretos tanto para a equipe médica quanto para os pacientes. Para os profissionais, essas tecnologias possibilitam treinamentos mais realistas, planejamento cirúrgico preciso e integração com outras áreas, ampliando a inovação no cuidado. Já a população da região ganha com tratamentos personalizados, melhor compreensão de diagnósticos e soluções adaptadas a necessidades específicas.
A CPL Polo de Saúde de Barretos acompanha o crescimento global do setor de tecnologia na saúde. Em 2024, startups de saúde na América Latina receberam mais de 53 milhões de dólares em investimentos, segundo o Relatório HealthTech Recap 2024, elaborado pelo Distrito em parceria com a Associação Brasileira de Startups de Saúde e Health Techs (ABSS).
Os próximos passos do laboratório incluem fortalecer as parcerias com healthtechs e trazer mais inovações tecnológicas, como modelos anatômicos tridimensionais para treinamento cirúrgico, simulações virtuais imersivas para planejar operações e próteses personalizadas impressas em 3D.
“Nosso objetivo é acompanhar as grandes tendências da medicina digital e incluí-las no sistema público de saúde, explorando recursos de modelagem, prototipagem e simulação 3D, que elevem a precisão clínica e fortaleçam o futuro da assistência em saúde”, explica gerente de Inovação do Harena, o Centro de Inovação do Hospital de Amor, Guilherme Sanchez.
CPL Polo de Saúde de Barretos
A Cadeia Produtiva Local (CPL) Polo de Polo de Polo de Saúde de Barretos, reconhecida em 2024 pelo programa SP Produz e gerida pela Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor, funciona como um ecossistema integrado que articula fornecedores, distribuidores, produtores e instituições de apoio da área da saúde.
O propósito da CPL é fomentar o desenvolvimento regional por meio da inovação, da formação profissional e da geração de soluções tecnológicas, fortalecendo Barretos como referência nacional e internacional em oncologia e inovação em saúde.
SP Produz
Lançado em junho de 2024, o programa SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. No primeiro edital, foram 95 CLPs reconhecidas divididas em quatro graus de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura. Este ano, um novo edital de reconhecimento de cadeias está em andamento.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
O post Com apoio do SP Produz, Hospital de Amor em Barretos usa realidade virtual e tecnologia 3D para tratamento de pacientes com câncer apareceu primeiro em Agência SP.