Batatais ENTRETENIMENTO

USP abre suas portas na capital e no interior de SP para diálogo com alunos do ensino médio – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

USP abre suas portas na capital e no interior de SP para diálogo com alunos do ensino médio

A USP promove gratuitamente nos dias 12 e 13 de setembro, das 9 às 16h, a primeira edição do projeto Um Dia na USP. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) faz parte do Programa USP e as Profissões e tem como intuito receber estudantes do terceiro ano do ensino médio e vestibulandos diretamente nas unidades de ensino e institutos especializados para auxiliar na escolha da carreira. O evento recebe inscrições online a partir de 1º de setembro. Clique aqui. 

No primeiro dia de evento, a visitação será realizada nas unidades localizadas nos campi do interior do Estado e também no campus Área Capital-Leste (também conhecido como USP Leste), em São Paulo. No sábado, 13 de setembro, as atividades serão realizadas no campus Capital-Butantã e no Quadrilátero da Saúde-Direito, na região central da capital.

LEIA TAMBÉM: USP é a melhor universidade ibero-americana pelo terceiro ano consecutivo, segundo ranking

Um Dia na USP reúne 40 unidades de ensino e pesquisa para recepção dos vestibulandos, sendo 24 na capital e 16 no interior, com 11,4 mil vagas divididas em 103 atividades, como palestras e rodas de conversas.

“Mais do que conhecer cursos, trata-se de sentir de perto a vida acadêmica, de conversar com docentes e estudantes, visitar laboratórios, museus, bibliotecas e participar de atividades culturais e científicas”, destaca Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Marli afirma que “a proposta é aproximar o futuro estudante da Universidade e mostrar que esse espaço também lhe pertence. É despertar vocações, abrir horizontes e transmitir confiança de que a universidade pública é um bem coletivo construído para todos”.

No campus Capital-Butantã, além das visitas, o público poderá conferir palestras sobre o vestibular com a equipe da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest),  no auditório István Jancsó, do Complexo Brasiliana da USP, e o trabalho realizado pelos órgãos de cultura e extensão da PRCEU com uma programação cultural contínua ao longo do dia.

Estudantes circulam pelo campus Butantã. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Dentre as atrações, os visitantes poderão realizar um passeio oferecido pelo Programa Giro Cultural, com o roteiro Vista Panorâmica, em que os estudantes podem conhecer o campus em um ônibus, acompanhados por mediadores. Os participantes recebem informações sobre a história da criação da USP, as unidades de ensino, institutos e museus. Já o Centro de Preservação Cultural (CPC) realiza o Roteiro do Patrimônio Cultural: Obras Escultóricas da Cidade Universitária, uma visita guiada para conhecer e refletir sobre o conjunto de obras escultóricas externas que fazem parte da história e da memória da Universidade.

No Centro Cultural Camargo Guarnieri, podem conferir interações artísticas como as apresentações musicais do Grupo Azul do Coral da USP (Coralusp), aula experimental de teatro na sala Butantã do Teatro da USP (Tusp) e sessões de cinema com o filme nacional Marte Um, no Cinema da USP (Cinusp).

A ciência também está contemplada nas atividades oferecidas pelo Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), com brinquedos de física, a oficina de réplica de fósseis da Estação Ciência, entre outras que acontecerão na Praça do Relógio.

Estudantes terão oportunidade de conhecer laboratórios de diversas unidades, como o do Instituto de Química. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Para Marli Quadros Leite, estar próximo da população é muito importante. “Essa aproximação é fundamental porque a Universidade de São Paulo, como instituição pública que é, só cumpre plenamente sua missão quando dialoga com a sociedade.” De acordo com a pró-reitora “ao mostrar o que fazemos em relação à ciência, à cultura, à inovação e à extensão, fortalecemos laços”. Ela completa dizendo que “queremos conquistar outros jovens e assim reafirmamos o papel da USP como motor de conhecimento, cultura e transformação social”.

Centro Cultural Camargo Guarnieri recebe atividades artísticas. Foto: Cely Correia / PRCEU – USP

USP e as Profissões

O Programa USP e as Profissões é composto por diversos projetos, como a tradicional Feira de Profissões on-line, que em 2025 será realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro, as visitas monitoradas às unidades de ensino, pesquisa, institutos e órgãos da Universidade, que acontecem ao longo do ano, o projeto De Volta à Escola: Eu na USP, que leva estudantes da Universidade para as escolas públicas em que estudaram com o intuito de estimular os colegas secundaristas a ingressarem na USP; e a ação conjunta e concentrada Um Dia na USP, com visitas às unidades, atividades sobre a vida universitária, carreiras, rodas de conversa, ações culturais e palestras.

Serviço

Um dia na USP é uma iniciativa gratuita da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que será realizada nos dias 12 e 13 de setembro com o intuito de receber estudantes do terceiro ano do ensino médio e vestibulandos diretamente nas unidades de ensino e institutos especializados para auxiliar na escolha da carreira.

O evento recebe inscrições on-line a partir de 1º de setembro no site https://uspprofissoes.usp.br/umdianausp. A inscrição é individual, e as vagas são limitadas. A conferência das vagas e a programação completa, incluindo as atividades culturais, podem ser conferidas no site do evento.

O post USP abre suas portas na capital e no interior de SP para diálogo com alunos do ensino médio apareceu primeiro em Agência SP.

Autor