Noticias de Batatais – O jornal de Batatais
Travessias Hídricas de São Paulo serão modernizadas para ampliar conforto e eficiência ao usuário
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), avança em mais uma iniciativa voltada à melhoria da mobilidade e da qualidade dos serviços públicos. O projeto de concessão do Sistema de Travessias Hídricas, que será leiloado no dia 13 de novembro, na sede da Bolsa de Valores (B3), prevê a renovação completa da infraestrutura e da frota que atendem milhões de paulistas todos os anos.
LEIA TAMBÉM: Novo sistema de travessias hídricas de SP trará desenvolvimento nas regiões litorâneas
Com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões, o plano inclui novos terminais, embarcações modernas e serviços aprimorados, garantindo mais conforto, segurança e eficiência. As novas estruturas serão padronizadas e acessíveis, com ambientes climatizados, banheiros adaptados e áreas de alimentação e atendimento ao público.
O projeto contempla 14 linhas aquaviárias, oito no litoral paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo e três no Vale do Paraíba, com 45 novas embarcações elétricas, híbridas e mais eficientes. O modelo garante manutenção da base tarifária atual, preservando gratuidade e benefícios já existentes.
As travessias contempladas incluem os serviços São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra. Juntas, elas transportam cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.
Com contrato de 20 anos, na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), o projeto reforça o compromisso do Governo de São Paulo com infraestrutura moderna, sustentabilidade e eficiência operacional, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)
O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já mais de 30 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 550 bilhões
O post Travessias Hídricas de São Paulo serão modernizadas para ampliar conforto e eficiência ao usuário apareceu primeiro em Agência SP.