Batatais ENTRETENIMENTO

Inovação e tecnologia são atrações no Summit Agenda SP+Verde com soluções para um futuro sustentável – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Inovação e tecnologia são atrações no Summit Agenda SP+Verde com soluções para um futuro sustentável

Uma árvore que respira visualmente, um espelho digital que transforma pessoas em florestas vivas e um aplicativo que mede a felicidade ambiental do público. Essas são algumas das experiências que o público poderá vivenciar nos dias 4 e 5 de novembro, durante o Summit Agenda SP+Verde, evento preparatório do Governo de São Paulo para a COP30, que acontece em 2025, em Belém (PA). 

O encontro, realizado no Parque Villa-Lobos, reúne ciência, tecnologia e criatividade em um só espaço, propondo uma imersão no que há de mais inovador em soluções sustentáveis. Um dos destaques é a “Floresta Digital”, área de 200 m² que convida o visitante a descobrir como a inovação pode regenerar o planeta e inspirar novas formas de convivência com o meio ambiente. 

Entre as atrações, a “Árvore Respirante”, da Live Tree, chama atenção pela integração entre biotecnologia e arte: a instalação absorve dióxido de carbono (CO₂) e libera oxigênio, simulando o metabolismo de uma árvore real. Em tempo real, sensores exibem dados sobre qualidade do ar e umidade, estimulando o público a refletir sobre o papel da ciência na restauração do equilíbrio climático. 

LEIA TAMBÉM: Summit SP+Verde aposta em gastronomia sustentável e oficinas de reaproveitamento de alimentos no Villa-Lobos

No “Espaço Instagramável’ do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o visitante é parte da experiência: câmeras e inteligência artificial transformam movimentos humanos em imagens vivas da floresta, numa representação simbólica da conexão entre tecnologia e natureza. 

Outro destaque é o “Medidor de Felicidade”, desenvolvido pela startup Filter, que vai monitorar o bem-estar dos visitantes com base em dados de humor e percepção ambiental — uma forma criativa de medir o impacto emocional das experiências sustentáveis. 

Além das ativações tecnológicas, o Summit reunirá painéis e debates com pesquisadores, empreendedores e especialistas em inovação, discutindo temas como transição energética, tecnologias regenerativas, mudanças climáticas e o futuro das cidades. 

LEIA TAMBÉM: Summit Agenda SP+Verde compensará carbono emitido durante evento

A curadoria da Floresta Digital é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), que leva ao evento projetos e soluções desenvolvidos em parceria com instituições e startups vinculadas à pasta. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Inova SP e outras entidades apresentam iniciativas que mostram como a pesquisa científica e a inovação aplicada podem gerar benefícios diretos para a sociedade e o meio ambiente. 

“O Summit é um espaço para mostrar como a ciência aplicada pode gerar transformações reais, conectando conhecimento, criatividade e propósito”, destaca Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Sobre o evento 

O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. As discussões são organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá ao Hub da Circularidade, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais. Rodada de negócios internacional vai reunir cerca de 70 empresas de oito países.

Além dos debates, o Summit Agenda SP + Verde oferece experiências práticas e culturais: são 20 workshops de gastronomia sustentável e circularidade, apresentações artísticas do coro da OSESP e Baccarelli, coral indígena, shows de Zizi Possi, Grupo Street Dance e Baile do Simonal. Visitas guiadas a cases de economia verde e turismo sustentável também estão disponíveis. A programação diversa e inclusiva promove conexão, integração e engajamento, consolidando São Paulo como referência internacional em economia verde e sustentabilidade.

O Summit Agenda SP+Verde é resultado de uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio de Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Loga, Motiva, EDP, Veolia, CPFL Energia, Metrô, Stellantis, Ecovias, Toyota, JHSF, Tetra Park, Aena Scania, Astrazenica, Weq e Bracell; e apoio institucional da Fiesp, Senai, Única, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Pateo 16, Abiogás, SP Águas, Cetesb, DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, SPtrans, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra, Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH, Global Renewables Alliance (GRA) e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).

Serviço: Summit Agenda SP+Verde

Data: 4 e 5 de novembro de 2025

Horário: Das 9h às 21h

Onde: Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP

Entrada gratuitaProgramação completa, retirada de ingressos e inscrições para visitas guiadas em: www.agendaspmaisverde.org.br

O post Inovação e tecnologia são atrações no Summit Agenda SP+Verde com soluções para um futuro sustentável apareceu primeiro em Agência SP.

Autor