ENTRETENIMENTO

Secretaria da Educação realiza concurso de desenho sobre bem-estar animal com o tema “Adote, não compre” – Agência de Notícias

Fotos: Divulgação/Sedu

O Concurso de Desenho do Bem Estar Animal – “Adote, não compre” contribuiu para promover entre os alunos da Educação Infantil a ideia de que a adoção responsável é a melhor forma de obter a companhia de um pet e se beneficiar dessa interação tão saudável com animaizinhos de estimação desde a infância. O concurso, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), teve a adesão das unidades de P I e P II da rede municipal de ensino, abrangendo a participação de 21 unidades escolares. Cada unidade selecionou três desenhos em destaque, que foram enviados à comissão julgadora do concurso. Assim, de um total de 63 produções artísticas, três foram selecionadas para uma premiação especial.

O concurso reforça a importância de trabalhar valores desde a infância. As crianças mostraram sensibilidade e criatividade em seus trabalhos. E parabenizo os alunos Isis, Melissa e Gabriel, em nome de todos eles, pela dedicação. Também as equipes escolares, pelo envolvimento, e as famílias, pelo apoio oferecido nessa iniciativa. A Secretaria da Educação segue estimulando ações que unem aprendizado, arte e conscientização”, afirma o secretário da Educação, Fernando Marques.

Com o tema ”Adote, não compre”, o concurso de desenho do bem-estar animal mobilizou a imaginação e o coração de crianças de 4 e 5 anos da rede municipal de ensino. Foram 63 desenhos inscritos, todos expressando de forma espontânea e colorida o olhar das crianças sobre o cuidado e o respeito aos animais.

Cada desenho recebido revela não apenas talento, mas também o compromisso das nossas escolas em formar crianças conscientes, sensíveis e comprometidas com um mundo melhor. Esperamos que esta iniciativa siga inspirando novos projetos, novos olhares e novas atitudes em prol do bem-estar animal e da convivência harmoniosa entre todas as formas de vida”, ressalta a gestora de Desenvolvimento Educacional, Flávia Arruda Costa.

A iniciativa tem como principal objetivo contribuir para a formação cidadã dos estudantes, estimulando o pensamento crítico acerca do papel de cada indivíduo na sociedade, especialmente, no que diz respeito à proteção e ao bem-estar dos animais de estimação, os nossos queridos pets.

Assim, os vencedores desta edição do concurso foram:

1º lugar: Isis Gabrielle Andreoli Domingues – E.M. “Prof. José Carlos Florenzano” – Pré II (período da tarde); Professor: Thiago Augusto Pedroso de Lara

2º lugar: Melissa Esteve Sobral Lima – CEI 17 “Issa Latuf” – Pré II (período da manhã); Professora: Daniele Batista de Moura

3º lugar: Gabriel Melo Chaves – E.M. “Prof.ª Renice Seraphim” – Pré II (período da tarde); Professora: Kelly Cristina Cunha Emanoel

A coordenadora administrativa, Andrea Tichy, revela, ainda, outro aspecto importante desta ação. “Cuidar dos animais é um ensinamento fundamental de amor e respeito à vida e, para as crianças, essa relação é um presente inestimável. Ao adotar e assumir a responsabilidade por um bichinho, elas desenvolvem empatia, aprendem sobre as necessidades do outro, fortalecem o senso de responsabilidade e constroem laços afetivos profundos. Os pets são grandes amigos que estimulam o carinho, a socialização e ajudam no desenvolvimento emocional, transformando nossos pequenos em adultos mais conscientes, afetuosos e cuidadosos com todo o mundo ao seu redor”.

A sensibilidade das crianças em relação aos animais é impressionante. Como integrante da comissão, destaco que foi bem difícil escolher apenas três desenhos entre tantos trabalhos maravilhosos. Tentamos atender ao máximo os requisitos do edital e, além disso, o que mais nos sensibilizou foi a forma como elas se expressaram em seus desenhos. Um deles, que mostrou um cachorro preso a uma árvore e, em seguida, sendo libertado, nos fez refletir sobre situações que, muitas vezes, passam despercebidas, mas que fazem parte da realidade e que talvez muitas crianças já tenham presenciado. Foi emocionante!”, acrescenta Maria Maia da Cruz Clarke, da Sedu.

A cerimônia de premiação foi um momento de pura alegria, quando pais e mães acompanharam com orgulho cada pequeno artista, encantados com a sensibilidade que os filhos demonstraram em seus desenhos. O brilho nos olhos das crianças também refletia curiosidade, entusiasmo e a descoberta de que, mesmo tão pequenas, já são capazes de contribuir para um mundo melhor. Além do secretário da Educação, Fernando Marques, e dos gestores e educadores da Sedu envolvidos no projeto, também esteve presente o vereador Alexandre da Horta.

Também ficou claro que gestores escolares, professores e equipes pedagógicas, todos eles abraçaram, com igual afinco, essa iniciativa, transformando o tema do bem-estar animal em uma oportunidade de aprendizado e sensibilização para as crianças. A ação reforça o compromisso da escola pública municipal com a formação integral das crianças e desperta, desde cedo, valores como empatia, responsabilidade e amor aos animais.

Mais do que um concurso, foi uma lição de cidadania e afeto, uma celebração da infância e de um futuro mais consciente e solidário”, resume a supervisora de Ensino, Daniela de Ávila Pereira Lourenço. O também supervisor de Ensino, Jairo de Souza Filho, finaliza: “Fico muito feliz em ver projetos que inspiram nossas crianças e jovens a refletirem sobre o amor e a responsabilidade na adoção de pets”.

Autor