Batatais ENTRETENIMENTO

Transporte sobre trilhos: operadoras do modal de transporte mais eficiente do estado de São Paulo apresentam estratégias para a descarbonização urbana – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Transporte sobre trilhos: operadoras do modal de transporte mais eficiente do estado de São Paulo apresentam estratégias para a descarbonização urbana

Durante o painel “Transição Energética e Descarbonização”, realizado no Summit Agenda SP+Verde, os palestrantes convidados apresentaram os impactos positivos do transporte sobre trilhos na redução das emissões de gases de efeito estufa e no desenvolvimento urbano da metrópole. A apresentação evidenciou como a matriz elétrica brasileira — cerca de 90% limpa — permite que o Metrô, a CPTM e a Motiva operem com baixíssimos índices de emissão: apenas 4 a 5 g de CO₂ por passageiro por quilômetro, contra até 200 g emitidos por automóveis. Com isso, o transporte sobre trilhos de São Paulo evita aproximadamente 625 mil toneladas de CO₂ por ano.

“Os trilhos são mais eficientes que os demais modais de transporte de passageiros em São Paulo”, afirmou Marcos Kassab, destacando a importância das operadoras de trilhos no transporte renovável de passageiros e cargas.

Acompanhe em tempo real a programação do Summit Agenda SP+Verde

Outro destaque do painel foram os grandes projetos de infraestrutura, como a Linha 4-Amarela, o Expresso Leste e diversos terminais de integração. Com uma rede de 382 km de vias e mais de 4 milhões de passageiros transportados diariamente, o sistema metroferroviário se consolida como agente estratégico na mobilidade urbana acessível e na transição para uma economia de baixo carbono.

A apresentação abordou ainda os pilares das empresas envolvidos nas metas de descarbonização: inovação, tecnologia, capacitação e gestão do conhecimento. A Matriz de Materialidade, construída com mais de 9 mil pesquisas, aponta temas prioritários como ética, acessibilidade, saúde e segurança, eficiência energética e mobilidade sustentável. Em 2024, os benefícios sociais gerados pelo Metrô somaram R$ 14,8 bilhões, resultado de reduções em tempo de viagem, custos operacionais, consumo de combustíveis, emissões, acidentes e manutenção de vias. Esses valores são multiplicados ao considerar as demais operações sobre trilhos do estado. Nas palavras de André Salcedo, vice-presidente executivo de negócios da Motiva: “São Paulo tem a maior rede metroferroviária do país”.

Com moderação de Luciano Pádua, jornalista da Exame, o debate reuniu Michael Sotelo Cerqueira, diretor-presidente da CPTM; Alberto Epifani, coordenador de Transporte Coletivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Governo de São Paulo; André Salcedo, vice-presidente executivo de Negócios da Plataforma de Trilhos da Motiva; e Marcos Kassab, assessor da Diretoria de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo. A presença de representantes de diferentes esferas — pública, privada e técnica — evidenciou a urgência em transformar conhecimento especializado sobre trilhos em futuros projetos, considerando o menor impacto social, ambiental e econômico.

Sobre o evento

O Summit Agenda SP+Verde é um evento internacional pré-COP promovido pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reúne especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater desenvolvimento sustentável e economia verde.

A estrutura montada no Parque Villa-Lobos conta com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.

Os debates estão organizados em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular conecta todos os palcos e se estende à Casa da Economia Circular, com vivências e workshops sob curadoria do Movimento Circular.

Na área de inovação, universidades e institutos tecnológicos discutem o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde é o centro das discussões, com presença de lideranças políticas e convidados nacionais e internacionais.

O Summit é resultado de uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável e conta com patrocínio de Cosan, Comgás, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solví, Loga, Motiva, EDP, Veolia, CPFL Energia, Metrô, Stellantis, Ecovias, Toyota, JHSF, TetraPak, Aena, Scania, AstraZeneca, Weg e Bracell; além de apoio institucional da Fiesp, Senai, Única, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Pateo 76, Abiogás, SP Águas, Cetesb, DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, SPTrans, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, CEBDS, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra, Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH, Global Renewables Alliance (GRA), Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), MBRF, White Martins e Microsoft.

O post Transporte sobre trilhos: operadoras do modal de transporte mais eficiente do estado de São Paulo apresentam estratégias para a descarbonização urbana apareceu primeiro em Agência SP.

Autor