Noticias de Batatais – O jornal de Batatais
São Paulo fortalece ações para construção de cidades mais resilientes frente aos eventos climáticos extremos
O painel Eventos Extremos: Cidades Resilientes no Contexto das Mudanças Climáticas, promovido pelo Summit Agenda SP +Verde destacou as inovações e desafios para tornar as cidades do estado de São Paulo mais preparadas para o enfrentamento aos desastres provocados pelas mudanças no clima. O encontro reuniu especialistas e gestores públicos para discutir soluções para o fortalecimento da resiliência urbana diante dos impactos das mudanças climáticas.
Em sua participação, o Coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil destacou a relevância do planejamento e da ação preventiva, ressaltando que a construção de cidades resilientes exige mais do que respostas emergenciais. “Precisamos trabalhar na mudança da cultura de risco da população e para isso temos investido no eixo da educação e da tecnologia, implementando alertas precoces pelo celular e levando o tema de prevenção para dentro das salas de aula”. Ele ainda reforçou que a tecnologia e os sistemas de alerta só são eficazes quando há engajamento social e compreensão sobre a importância da prevenção.
Acompanhe em tempo real a programação do Summit Agenda SP+Verde
Já para Luciana Feldman, chefe de Gabinete da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, as medidas são urgentes e exigem prioridade nos investimentos. “A cidade de São Paulo tem priorizado medidas de preparação e mitigação às mudanças climáticas com investimento em energia limpa, aumento das áreas verdes e justiça climática”.
Para a pesquisa da Universidade de Brasília, Profa. Dra. Farah Ajalova o momento é de fortalecimento das políticas de resiliência climática e a COP30 será fundamental para atrair investimentos para São Paulo. “A COP29, em Baku, discutiu as medidas necessárias para aumentarmos as resiliências das cidades e na COP30 teremos a continuidade dessa discussão com a efetivação de medidas concretas”.
A diretora Sênior da Kearney Sustentabilidade e Cooperação Internacional, Flávia Ribeiro, reforçou a necessidade de integração cada vez maior entre o setor privado e o setor público, principalmente para a captação de investimentos ligados à adaptação climática das cidades, além da necessidade de se desenvolver alertas cada vez mais acessíveis e precisos.
Sobre o evento
O Summit Agenda SP+Verde é um evento internacional pré-COP promovido pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reúne especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater desenvolvimento sustentável e economia verde.
A estrutura montada no Parque Villa-Lobos conta com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.
Os debates estão organizados em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular também conecta todos os palcos e se estende à Casa da Economia Circular, com vivências e workshops sob curadoria do Movimento Circular.
Na área de inovação, universidades e institutos tecnológicos discutem o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde é o centro das discussões, com presença de lideranças políticas e convidados nacionais e internacionais.
O Summit é resultado de uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável e conta com patrocínio de Cosan, Comgás, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solví, Loga, Motiva, EDP, Veolia, CPFL Energia, Metrô, Stellantis, Ecovias, Toyota, JHSF, TetraPak, Aena, Scania, AstraZeneca, Weg e Bracell; além de apoio institucional da Fiesp, Senai, Única, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Pateo 76, Abiogás, SP Águas, Cetesb, DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, SPTrans, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, CEBDS, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra, Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH, Global Renewables Alliance (GRA) e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), MBRF, White Martins e Microsoft.
O post São Paulo fortalece ações para construção de cidades mais resilientes frente aos eventos climáticos extremos apareceu primeiro em Agência SP.
