Ícone do site O JORNAL DE BATATAIS

SuperAção SP: agentes visitam bairros da região metropolitana de São Paulo – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

SuperAção SP: agentes visitam bairros da região metropolitana de São Paulo

O programa SuperAção SP avança pela região metropolitana de São Paulo, com os agentes em campo visitando regiões estratégicas de Barueri, Embu das Artes e Itaquaquecetuba. Os territórios foram identificados pelas equipes locais de assistência social, com o objetivo de fortalecer o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade.

Em Barueri, os bairros que estão sendo visitados pelos agentes são: Jardim Júlio, Jardim Maria Helena, Jardim Paulista, Parque Viana, Vila do Conde e Vale do Sol. Já em Embu das Artes, o trabalho está sendo desenvolvido nos bairros: Vila Olinda, Cultura Física, Santa Tereza, Jardim Flórida e Jardim Fabiana.

LEIA TAMBÉM: SuperAção SP: missão do BID fortalece programa de combate à pobreza

Em Itaquaquecetuba, os agentes estão visitando os bairros: Aracararé, Centro, Cidade Kemel, Estação, Jd Alvorada, Jd Joandra, Jd Nossa Sra. D’ Ajuda, Jd Roseli, Jd Santa Helena, Jd Santo Antonio, Jd Valparaiso, Jd Zelia, Manoel Feio, Morro Belo, Pedreira, Pq Roseira Alvorada, Rancho Grande, Santa Tereza, Tipóia, Vila Garcina, Vila Miranda, Vila Passarela, Vila São Judas Tadeu, Vila Sarney, Vila Sonia, Vila Veranit, Vila Virginia, Vila Zeferina e Vila Zezuina.

Os agentes de Superação são responsáveis por acompanhar de perto as famílias que atendam aos critérios da trilhas (veja mais abaixo), construindo junto a elas um diagnóstico amplo e o Plano de Desenvolvimento Familiar (PDF) — um documento que define metas e caminhos para superação da pobreza, fortalecimento de vínculos e inclusão produtiva.

“O trabalho dos agentes é o coração do SuperAção SP. Eles são os responsáveis por conhecer a realidade de cada família, entender seus desafios e construir, junto com elas, caminhos reais de transformação. A presença constante nos territórios permite identificar barreiras, conectar oportunidades e garantir que as políticas públicas cheguem de fato a quem mais precisa”, afirma Marcelo Ricci, diretor de Desenvolvimento Social e coordenador do SuperAção SP.

Cada profissional acompanhará ao menos 20 famílias por mês, com visitas semanais, quinzenais ou mensais, conforme a metodologia e a necessidade de cada caso. O foco do trabalho está na escuta ativa, na construção de vínculos de confiança e na conexão das famílias aos serviços públicos nas áreas de saúde, educação, habitação e emprego e renda.

Além das três cidades, o programa sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (SEDS) já está em execução em outros cinco municípios paulistas e deverá alcançar mais de 13 mil famílias nesta primeira etapa. Itaquaquecetuba concentra 2.883 famílias a serem atendidas, enquanto Embu das Artes tem 2.038, e Barueri, 1.348.

Já a atuação dos agentes varia conforme o porte do município. Campinas contará com 50 profissionais, seguida de Itaquaquecetuba (31), Embu das Artes (22), Barueri (17) e São Vicente (19). Paulínia, São Roque e Cabreúva terão três agentes cada para o acompanhamento das famílias.

Público-alvo

O público-alvo do SuperAção SP são famílias em situação de vulnerabilidade social que atendam aos seguintes critérios:

O SuperAção SP está baseado em duas trilhas de atendimento. A primeira, de Proteção Social, é voltada a famílias com maiores dificuldades de inclusão produtiva, como dependência de cuidados, idade avançada ou situação de rua. Já a trilha de Superação da Pobreza atende famílias com perfil ativo para a inserção ao mundo do trabalho.

A diferença entre as duas modalidades também aparece na forma de acompanhamento: enquanto na Trilha de Proteção Social o atendimento especializado é feito pelas equipes técnicas dos municípios, na trilha de Superação da Pobreza o foco está nas visitas domiciliares e no acompanhamento individualizado e personalizado realizado pelos agentes.

LEIA TAMBÉM: SuperAção SP: novos agentes são treinados para programa de combate à pobreza

As famílias serão acompanhadas por equipes sociais durante dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses. Cada núcleo familiar terá um plano personalizado, que envolve auxílios financeiros, bonificações por metas cumpridas e acesso facilitado a políticas públicas nas áreas de saúde, educação, habitação, assistência social e geração de renda.

Todos os agentes contratados passaram pela formação promovida pela SEDS em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Durante duas semanas intensivas, eles foram preparados para atuar diretamente nos territórios onde vão acompanhar as famílias. O treinamento de 80 horas reuniu aulas teóricas e práticas sobre construção de vínculos de confiança, uso de tecnologias digitais para monitoramento e elaboração dos planos familiares.

O post SuperAção SP: agentes visitam bairros da região metropolitana de São Paulo apareceu primeiro em Agência SP.

Autor

Sair da versão mobile