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Entenda como o Rodoanel Norte vai tirar os caminhões das vias urbanas e desafogar a marginal Tietê – Notícias de Batatais

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Entenda como o Rodoanel Norte vai tirar os caminhões das vias urbanas e desafogar a marginal Tietê

A entrega do primeiro trecho do Rodoanel Norte, que será inaugurado nesta segunda-feira (22) pelo Governo de São Paulo, marcará o início da operação de uma via planejada para retirar parte significativa do tráfego pesado das marginais e das vias urbanas da capital, contribuindo diretamente para o desafogamento da marginal Tietê e para a melhoria das condições de circulação na Região Metropolitana de São Paulo.

Com a nova ligação entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, o Rodoanel Norte vai redirecionar caminhões e carretas que hoje atravessam áreas densamente urbanizadas. A estimativa é que aproximadamente 40 mil veículos, entre eles 10 mil caminhões, deixem de circular diariamente pela cidade de São Paulo, reduzindo conflitos com o tráfego local, aumentando a fluidez viária e diminuindo congestionamentos em corredores estratégicos da capital.

O Trecho 1 do Rodoanel Norte tem 24 quilômetros de extensão, entre o km 129 e o km 153, e conta com pistas duplas e três faixas de rolamento por sentido. O conjunto de obras inclui quatro túneis, que somam dois quilômetros de extensão, além de viadutos e acessos. As intervenções foram retomadas em abril de 2024, após um período de seis anos de paralisação, com antecipação de cerca de seis meses em relação ao cronograma contratual.

Trecho do Rodoanel Norte Foto: Divulgação/Governo de SP

Para o engenheiro Antonio Israel Neto, a entrega da rodovia terá grande impacto na mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo. “O governo veio com o foco de que uma obra dessa não podia ficar parada como ficou por tanto tempo. É maravilhoso ver essa obra sendo realizada e beneficiando o estado.”

As obras seguem em andamento no Trecho 2, que dará continuidade ao Rodoanel até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista, com previsão de entrega no segundo semestre de 2026. Ao todo, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá. O Trecho 2 está com cerca de 30% de execução, e o empreendimento deve gerar aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo de todo o período de obras.

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A conclusão das obras do Rodoanel Norte beneficia não apenas a região. O empreendimento vai possibilitar a ligação do Porto de Santos com a rodovia Fernão Dias, que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais ao Nordeste. Também irá facilitar o acesso dessas regiões ao Porto de Santos, expandindo o tráfego e o transporte de produtos e, consequentemente, a competitividade da Baixada Santista.

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Segurança para o usuário

A segurança e o atendimento aos usuários também fazem parte da estrutura do novo trecho. A rodovia contará com 32 câmeras de monitoramento, conectividade ao longo de toda a via, inclusive nos túneis, um Centro de Controle de Operações (CCO) no km 156 e uma Base da Polícia Militar Rodoviária. No km 135, será instalada uma Base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), equipada com estacionamento, banheiros, água potável e área de descanso, além de duas ambulâncias para atendimento pré-hospitalar, dois guinchos leves e um pesado, e seis painéis de mensagens variáveis.

Trecho do Rodoanel Norte Foto: Divulgação/Governo de SP

A agenda ambiental acompanha a obra desde a retomada. O traçado passa por áreas da Serra da Cantareira, com presença de Mata Atlântica e áreas de preservação ambiental. Para mitigar impactos, foram implantadas quatro passagens subterrâneas de fauna, com monitoramento permanente, com o objetivo de reduzir o atropelamento de animais silvestres. Ao longo da construção, também foram adotadas ações de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e a elaboração de estudos e relatórios técnicos voltados ao acompanhamento da fauna e da flora.

Trecho do Rodoanel Norte Foto: Divulgação/Governo de SP

Siga Fácil

O Rodoanel Norte também contará com o sistema Siga Fácil, que substitui as praças tradicionais de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes. No trecho a ser entregue, haverá dois pórticos, localizados no km 135, em Guarulhos, nos sentidos interno e externo. O sistema permite a cobrança automática por meio de leitura de placa ou tag, elimina filas, reduz riscos de acidentes e possibilita que o motorista pague apenas pelo trecho percorrido, com prazo de até 30 dias para quitação da tarifa. Usuários com tag contam com desconto de 5%.

Trecho do Rodoanel Norte Foto: Divulgação/Governo de SP

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