Noticias de Batatais – O jornal de Batatais
Portadores de diplomas podem concorrer a 712 vagas remanescentes nos cursos de graduação da USP
Desde o ano passado, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) tem ampliado as possibilidades de ingresso de candidatos que já concluíram um curso superior. Em 2026, são oferecidas 712 vagas para os portadores de diplomas de graduação, em diversas áreas do conhecimento. Há oportunidades em quase todos os campi da USP, apenas o campus de Bauru não possui vagas. As matrículas acontecem nos dias 26 e 27 de janeiro.
As unidades têm autonomia para definir quais vagas serão destinadas ao processo, as graduações aceitas para a vaga disponibilizada, as normas do processo seletivo e o cronograma. Os editais podem ser consultados nas páginas das respectivas unidades.
Clique aqui para consultar a lista dos cursos oferecidos para portadores de diplomas.
LEIA TAMBÉM: Graduados podem concorrer a vagas remanescentes na Escola de Comunicações e Artes da USP
Vagas remanescentes
As vagas disponibilizadas agora são remanescentes do processo seletivo de 2025, que não foram preenchidas após os processos de transferência interna e transferência externa, somadas às vagas de alunos que ingressaram e em seguida abandonaram o curso.
Como explica o pró-reitor pro tempore de Graduação, Marcos Neira, “o preenchimento de todas as vagas dos cursos de graduação constituiu um objetivo perseguido pela Pró-Reitoria de Graduação e o oferecimento de vagas para os portadores de diplomas é a última etapa. Após um cuidadoso levantamento das vagas não preenchidas, o Conselho de Graduação aprovou importantes mudanças visando ao melhor aproveitamento dessas vagas. Inicialmente, a preocupação recaiu sobre os cursos de licenciatura. Por isso, em 2024, aprovamos a possibilidade de preencher as vagas remanescentes dos cursos de licenciatura por candidatos que tenham o curso de bacharelado”.
“Há uma queda na procura pelos cursos de licenciatura não só no Brasil, mas no mundo todo. Muitas universidades têm fechado seus cursos por falta de procura e especialistas acreditam na possibilidade de começar a faltar professores de algumas áreas nas próximas décadas. A USP tem um compromisso histórico com a formação de professores, o que nos levou a apoiar os cursos de licenciatura nas suas mudanças curriculares e melhoria de condições, tornando-os mais atraentes e ampliando as oportunidades formativas oferecidas por meio da participação dos editais do Pibid e de programas como o Proiad e as bolsas Seduc. A ideia expandiu-se para outros cursos e, hoje, constatamos um esforço importante de todas as unidades para preencher eventuais vagas remanescentes por meio das transferência interna e externa e, por fim, para portadores de diplomas”, ressalta Neira.
O post Portadores de diplomas podem concorrer a 712 vagas remanescentes nos cursos de graduação da USP apareceu primeiro em Agência SP.

