Noticias de Batatais – O jornal de Batatais
SP lança Rota do Futebol, Guia Afroturismo e Circuito Country no mercado espanhol
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou o guia “Afroturismo SP”, a Rota do Futebol e o Circuito Country durante a Fitur Madrid, uma das maiores feiras de turismo do mundo no mercado espanhol.
Circuito Country
O Circuito Country inicialmente inclui a cidade de Jaguariúna, no Circuito das Águas Paulista, mas outras cidades que também tenham o modo de viver sertanejo como marca registrada podem participar do Circuito.
Com atrativos como o Jaguariúna Rodeo Festival, que une shows e rodeios; a Maria Fumaça Jaguariúna-Campinas, que leva os passageiros para uma verdadeira viagem no tempo; a Cavalaria Antoniana, tradicional procissão a cavalo; casarões históricos e atrativos naturais como os 3 Rios, a cidade encanta moradores e visitantes.
Além disso, Jaguariúna também tem projeto de expandir seus atrativos turísticos que valorizam o estilo sertanejo, com a “Terra dos Peões”, uma Vila temática com lojas, gastronomia e vivências relacionadas ao universo country, possibilitando experiências imersivas aos moradores e turistas. Inspirada em Forth Worth, cidade ícone de rodeios e cultura country do Texas, a “Terra dos Peões” reunirá em um só lugar arena equestre, restaurantes, lojas e produtos sertanejos, posicionando Jaguariúna como referência nacional do universo country.
“O Circuito Country de Jaguariúna é uma iniciativa inovadora para o turismo paulista, que tem forte relação com a cultura espanhola. O Circuito reúne atrativos que valorizam o modo de viver sertanejo, suas raízes e tradições. O turismo de experiência é uma tendência mundial e *os visitantes estão sempre em busca de atividades autênticas e com relação direta a cultura local”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Rota do Futebol
Foi lançada ainda a Rota do Futebol SP, um material focado no público espanhol que reúne mais de 12 experiências ligadas ao esporte mais amado pelos brasileiros e espanhóis.
“Estamos trabalhando estrategicamente a publicação para o mercado espanhol, em seu idioma, que tem interesse por esses temas. A Espanha é referência em futebol e os espanhóis vibram como nós brasileiros quando o assunto é o esporte. Por isso, é fundamental apresentar os atrativos paulistas ligados ao futebol”, disse o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Entre os atrativos, estão as visitas guiadas na Vila Belmiro, em Santos, estádio que traz a história do time que mais fez gols no Brasil até hoje, além de ser o berço de grandes jogadores, como Pelé, Neymar Jr. e Ganso. Na mesma cidade, os visitantes podem conhecer o Museu Pelé. O espaço transporta o público para a vida do maior ídolo do futebol brasileiro, contando a trajetória e curiosidades do rei, com destaque para um espaço que reproduz a Barbearia do Didi, frequentada na época por Pelé.
Na capital paulista, os viajantes podem fazer o “Tour Casa do Povo”, na Neoquímica Arena, do Corinthians, e conhecer a história do clube do Timão. Quem quiser conhecer a trajetória do tricolor, o Morumbis, do São Paulo, leva o torcedor para áreas exclusivas do estádio. Já o Allianz Parque, do Palmeiras, também conhecido como “Verdão”, tem atividades interativas, além de visita à sala de troféus.
Alguns estádios do interior paulista também se destacam com as visitas guiadas, como o do Bragantino, que oferece uma perspectiva única da tradição e cultura da cidade.
Guia Afroturismo SP
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou durante a Fitur Madrid o guia Afroturismo SP, publicação dedicada à valorização da cultura, da história e do legado da população negra no estado. Desenvolvido especialmente para o mercado europeu, o material é apresentado em espanhol e reúne atrativos culturais, roteiros temáticos e experiências que celebram a identidade afro-brasileira em São Paulo.
Entre os destaques de museus estão o Museu Afro Brasil e o Museu das Favelas, na capital, e o Museu Afro de Ilhabela. Além disso, há roteiros afrocentrados em Piracicaba, Campinas, Vinhedo e Sorocaba. No que diz respeito a percursos simbólicos, ganham espaço a Caminhada Negra do Bixiga e a Caminhada Negra da Barra Funda, na capital paulista, que evidenciam territórios marcados pela ancestralidade e resistência da população negra.
Destaque também para a Rota da Liberdade, desenvolvida na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que recentemente se tornou membro de um projeto internacional chamado Rota dos Tambores do Atlântico. Durante a Fitur Madrid, foram distribuídas as abaomis, bonecas de tecido que são mais do que simples brinquedos – são um símbolo da resistência, cultura e herança africana.
“O afro está sendo procurado como uma experiência autêntica, de alto valor agregado e cultural. Este guia é um conteúdo que já existia em português, mas agora estamos trabalhando estrategicamente a publicação para o mercado espanhol, em seu idioma, que tem interesse por este tema. Queremos posicionar o estado de São Paulo como referência no afroturismo”, disse o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Participação na Fitur Madrid
A Setur-SP participou com um estande de 40m², em dois andares, no qual nove empresários da missão empresarial da InvestSP e dois coexpositores, de agências de receptivo, meios de hospedagem e serviços de transporte do Estado de São Paulo expuseram seus produtos para o mercado espanhol, conectando profissionais e convertendo em vendas.
O post SP lança Rota do Futebol, Guia Afroturismo e Circuito Country no mercado espanhol apareceu primeiro em Agência SP.

