Batatais ENTRETENIMENTO

Homicídios e latrocínios têm o menor índice da história no interior de SP – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Homicídios e latrocínios têm o menor índice da história no interior de SP

Os homicídios e os latrocínios registrados nas cidades do interior de São Paulo atingiram, em 2025, os menores patamares da série histórica iniciada em 2001. Os resultados refletem o monitoramento permanente das estatísticas criminais e o mapeamento das áreas com maior incidência, realizados por meio do programa SP Vida, da Secretaria da Segurança Pública.

No acumulado do ano, os homicídios dolosos passaram de 1.572 casos em 2024 para 1.447 em 2025, uma redução de 125 ocorrências, o que representa queda de 7,95%.

Já os latrocínios, crimes de roubo seguido de morte, também apresentaram retração. Em 2024, foram registrados 80 casos até dezembro, enquanto em 2025 o número caiu para 56 ocorrências, uma diminuição de 24 casos, equivalente a 30%.

LEIA MAIS: Polícia Militar recupera medicamentos roubados avaliados em R$ 800 mil na Grande São Paulo

Ambos os indicadores alcançaram os menores números da série histórica, indicando uma redução consistente nos crimes contra a vida nas cidades do interior paulista. O acompanhamento contínuo das ocorrências, a partir da análise dos boletins de ocorrência, orienta o planejamento das ações policiais e contribui para a atuação integrada das forças de segurança.

O programa SP Vida atua a partir do cruzamento de informações como local, horário e dinâmica dos crimes, o que permite identificar áreas com maior incidência e definir estratégias específicas para cada região. Esses dados subsidiam o planejamento operacional das polícias Civil e Militar, com foco na prevenção, na atuação direcionada e no acompanhamento permanente dos indicadores.

Além da análise estatística, o SP Vida realiza a validação técnica das ocorrências, assegurando maior precisão nos registros e contribuindo para a formulação de políticas públicas baseadas em dados. O monitoramento contínuo dos crimes contra a vida permite ajustes nas estratégias e fortalece a atuação integrada das forças de segurança no interior do estado.

LEIA MAIS: Polícia Civil de SP desarticula ‘entreposto’ do tráfico e prende 6 em São Miguel Arcanjo

Aumento de prisões no interior

O interior paulista registrou aumento de 8,4% no número de prisões, encerrando o ano com mais de 140 mil infratores presos ou apreendidos. No mesmo período, 8.458 armas de fogo ilegais foram retiradas de circulação.

As forças de segurança recuperaram no ano passado 19.161 veículos roubados ou furtados. O total de droga apreendida nas cidades do interior paulista foi de 143 toneladas — aumento de 2,6% na comparação com 2024.

Muralha Paulista

O programa Muralha Paulista foi determinante para o aumento de prisões no interior paulista. A ampliação do monitoramento inteligente de veículos por meio da integração de câmeras, bancos de dados e sistemas de análise, permite respostas mais rápidas, recuperação de veículos e prisão de infratores em todo o estado.

Ao todo, o programa opera 94 mil câmeras interligadas cobrindo 90% da população paulista, um dos maiores sistemas integrados de vigilância e inteligência em segurança pública no país, munidas com leitores de placas, equipamento de reconhecimento facial e dispositivos de monitoramento em tempo real, em uma rede que integra câmeras e sensores de órgãos públicos e privados.

Ouça o secretário de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves:

O post Homicídios e latrocínios têm o menor índice da história no interior de SP apareceu primeiro em Agência SP.

Autor