Ícone do site O JORNAL DE BATATAIS

Carretas da Mamografia: número de atendimentos cresce 76% e chega a 117 municípios paulistas – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Carretas da Mamografia: número de atendimentos cresce 76% e chega a 117 municípios paulistas

As Carretas da Mamografia, programa do Governo de São Paulo, ampliaram o acesso ao exame em todo o estado em 2025. Ao longo do ano, foram realizados 60.831 exames em 117 municípios paulistas, um aumento de 76% em relação ao ano de 2024.

A ampliação dos atendimentos foi impulsionada pelo reforço da estrutura do programa, que passou a contar com cinco carretas itinerantes após a incorporação de duas novas unidades, em fevereiro do ano passado. Com isso, a iniciativa praticamente dobrou o número de cidades atendidas, levando o exame a diferentes regiões e agilizando o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para viabilizar a operação, o Governo de São Paulo investiu mais de R$ 116 milhões em 2025, garantindo a continuidade e a expansão dos atendimentos.

Desde o inicio deste ano, o Programa Mulheres de Peito, responsável pelas Carretas, passou a seguir as novas diretrizes de rastreamento. Mulheres de 50 a 74 anos podem realizar a mamografia mediante apresentação de RG e cartão SUS. Já as pacientes entre 35 e 49 anos e aquelas com mais de 74 anos precisam apresentar pedido médico. Antes da atualização, o atendimento sem solicitação era permitido até os 69 anos.

LEIA TAMBÉM: Carretas de Mamografia contemplam mulheres de 10 municípios no mês de fevereiro; confira itinerário

Nos casos em que há alteração no resultado do exame, as pacientes são encaminhadas para serviços de referência do SUS, onde seguem com a investigação ou iniciam o tratamento.

O itinerário das carretas pode ser consultado no site e no aplicativo do Poupatempo, disponíveis para Android e iOS.

Mulheres de Peito

Além das carretas, mulheres paulistas de 50 a 74 anos também podem agendar gratuitamente a mamografia pelo SUS, sem necessidade de pedido médico, por meio do telefone 0800 779 0000. O agendamento é realizado pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Programa TransplantAR acelera captação de coração e viabiliza transplante pediátrico em SP

SP Por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024. Um dos destaques é o auxílio-aluguel de R$ 500 para vítimas de violência doméstica. Também houve ampliação do monitoramento permanente de agressores com uso de tornozeleiras; o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.

O Governo do Estado ampliou linhas de crédito para elas e ampliou a entrega das Casas da Mulher Paulista, que oferecem serviços de apoio psicológico e capacitação profissional. A gestão paulista ainda implementou o protocolo Não Se Cale para acolhimento imediato e combate à importunação sexual em bares, restaurantes, casas de show e similares, formando equipes em um curso online oferecido gratuitamente aos profissionais do setor.

O post Carretas da Mamografia: número de atendimentos cresce 76% e chega a 117 municípios paulistas apareceu primeiro em Agência SP.

Autor

Sair da versão mobile