Batatais ENTRETENIMENTO

Governo de SP amplia proteção da mulher no Carnaval com unidade móvel da DDM, mais policiamento e ações educativas – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Governo de SP amplia proteção da mulher no Carnaval com unidade móvel da DDM, mais policiamento e ações educativas

O Governo de São Paulo ampliou as ações de proteção à mulher para o Carnaval deste ano com mais policiamento, presença de uma unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher e atividades educativas nos principais eventos da folia do pré ao pós-Carnaval . 

A iniciativa integra as ações do movimento SP Por Todas, lançado pelo Governo de SP para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. O ônibus SP Por Todas, que reúne esses diferentes serviços voltados às mulheres, também estará no Carnaval paulista.

LEIA MAIS: Governo de SP dá início a esquema especial de segurança para o Carnaval 2026 a partir deste sábado (7)

A unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher estará nos megablocos do Carnaval na capital, em regiões como o Ibirapuera e a Consolação, sempre no horário de funcionamento das principais festas. Mulheres vítimas de qualquer tipo de violência poderão contar com atendimento especializado e imediato. 

View this post on Instagram

A post shared by Governo SP (@governosp)

A unidade funcionará como um ponto de atendimento primário, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML). Segundo a delegada e diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo, a presença da unidade móvel em eventos de grande porte é fundamental para garantir acolhimento e mostrar que o atendimento está acessível. 

“A importância é mostrar para a sociedade, especialmente para as mulheres, que elas não estão sozinhas. Se forem vítimas de importunação, violência ou qualquer outro crime, sabem que têm uma delegacia muito próxima, onde serão ouvidas, acolhidas e orientadas”, afirmou. “Se a mulher estiver machucada, nós a acompanhamos até o IML. Se precisar de outro tipo de apoio, faremos esse direcionamento”, destacou a delegada.

LEIA MAIS: Veja 11 boas práticas nos transportes metropolitanos de SP para um Carnaval seguro

Para a secretária de Políticas para a Mulher de São Paulo, Adriana Liporoni, a iniciativa garante segurança à mulher nos momentos de lazer. “A mulher será atendida e terá orientações caso seja necessário e poderá fazer boletins de ocorrência e pedidos de medida protetiva. Este é o Estado, atendendo a mulher, protegendo a mulher. Em qualquer lugar onde ela esteja.”

Ônibus SP Por Todas estará em Santos entre os dias 6 e 8 de fevereiro, e no Sambódromo do Anhembi nos dias 13 e 14

Mais iniciativas de proteção e acolhimento: ônibus SP Por Todas, Protocolo Não Se Cale, aplicativo SP Mulher Segura

O ônibus SP Por Todas estará em Santos entre os dias 6 e 8 de fevereiro, e no Sambódromo do Anhembi nos dias 13 e 14, promovendo o acesso de mulheres paulistas a serviços de acolhimento, orientação e proteção. Equipes do Governo de São Paulo também farão ações educativas sobre como identificar formas de assédio ou importunação e reforçando a rede de proteção à mulher do Governo de SP, que inclui iniciativas como o protocolo Não Se Cale e o aplicativo SP Mulher Segura.  

LEIA MAIS: Vai pra folia em São Paulo? Veja como será o transporte metropolitano no Carnaval 2026

Além dessas ações, o esquema especial de segurança do Governo de SP para o Carnaval contará com policiais militares femininas dedicadas especialmente ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e prisão dos agressores. Elas ficarão em contato direto com a Cabine Lilás, do Centro de Operações da PM (Copom), responsável por monitorar as ocorrências de violência contra a mulher.  O esquema especial, que terá reforço de mais de 5 mil policiais, começa neste sábado (7).  

Segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, a presença de equipes especializadas em grandes eventos mostra que a proteção das mulheres é uma prioridade do Governo de São Paulo. “Nosso compromisso é garantir que qualquer vítima seja acolhida de forma rápida, humanizada e com todo o suporte necessário, para que se sinta segura para denunciar e exercer seus direitos.”

SP por Todas 

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. Todas essas iniciativas e orientações estão agregadas no site: https://www.spportodas.sp.gov.br/sp-por-todas.

Governo do Estado de São Paulo · Sonora: Adriana Liporoni – Secretária de Políticas para Mulher – Ônibus SP por Todas

O post Governo de SP amplia proteção da mulher no Carnaval com unidade móvel da DDM, mais policiamento e ações educativas apareceu primeiro em Agência SP.

Autor