Ícone do site O JORNAL DE BATATAIS

Família de macacos-bugio é solta no Parque Estadual Cantareira para ajudar na recuperação da espécie – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Família de macacos-bugio é solta no Parque Estadual Cantareira para ajudar na recuperação da espécie

Um casal de macacos-bugio e um filhote foram soltos no Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira, na zona norte da capital paulista, em um esforço para recuperar a população da espécie, que foi fortemente impactada pelo surto de febre amarela silvestre que atingiu a região entre 2017 e 2018.

A ação é uma parceria da Fundação Florestal, órgão da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura da capital, além de órgãos ambientais e de saúde.

O casal de bugios retorna à natureza após três anos em observação no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, local para onde são levados animais resgatados e reabilitados.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares

Ao longo dos últimos dois anos, desde o início do programa, já foram reintroduzidos 23 bugios na região. Após a soltura, os animais são acompanhados por pelo menos três anos por meio de colares de radiofrequência, que indicam a localização dos grupos, além do uso de drones térmicos, quando necessário.

“O bugio-ruivo desempenha um papel crucial como dispersor de sementes, contribuindo para a regeneração e diversidade das florestas. Ele também atua como bioindicador da qualidade ambiental, especialmente nos remanescentes da Mata Atlântica”, explica o biólogo e especialista em ecologia da Fundação Florestal, Edson Montilha.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP investe R$ 40 milhões em três novos centros de reabilitação de animais silvestres

Além disso, a população de macacos auxilia no monitoramento do vírus da febre amarela, permitindo que medidas emergenciais de vigilância epidemiológica, manejo ambiental e proteção da saúde pública sejam adotadas de forma preventiva.

O post Família de macacos-bugio é solta no Parque Estadual Cantareira para ajudar na recuperação da espécie apareceu primeiro em Agência SP.

Autor

Sair da versão mobile