Ícone do site O JORNAL DE BATATAIS

Governo de SP amplia estrutura e atendimento com reinauguração de delegacia da Polícia Civil na capital – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Governo de SP amplia estrutura e atendimento com reinauguração de delegacia da Polícia Civil na capital

O Governo de São Paulo reinaugurou, nesta quinta-feira (12), as instalações do 16º Distrito Policial e da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), localizadas na Avenida Onze de Junho, na Vila Clementino, zona sul da capital. As unidades passaram por obras de modernização que somaram investimento de R$ 3,6 milhões do Estado, com foco na melhoria da estrutura, da acessibilidade e da qualidade do atendimento à população.

Durante o período das obras, os atendimentos foram mantidos em unidades de apoio na região e, agora, foram retomados em um espaço mais adequado tanto para o trabalho policial quanto para o acolhimento das vítimas.

“Cheguei aqui hoje com muita alegria de ver a qualidade de cada cômodo desse imóvel, dos equipamentos. Isso significa mais qualidade de trabalho aos nossos policiais, mas também mais acomodação ao atendimento às vítimas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.

As duas unidades funcionam no mesmo prédio, mas possuem atribuições e especializações distintas, voltadas a diferentes frentes do atendimento policial.

As unidades passaram por obras de modernização Foto: Divulgação/Governo de SP

O 16º Distrito Policial, em funcionamento desde a década de 1960, atende todo o tipo de ocorrência criminal na região e conta com uma Central de Polícia Judiciária (CPJ) que funciona 24 horas, abrangendo também os bairros do Ipiranga e do Jabaquara. A unidade dispõe de uma equipe de quase 50 policiais civis, entre delegados, escrivães, investigadores, carcereiro e outros profissionais.

Já a 2ª Delegacia da Mulher Sul é voltada ao atendimento individualizado e humanizado de mulheres e crianças vítimas de violência física, sexual ou psicológica. Em funcionamento desde 1989, a unidade conta com mais de 30 policiais civis e atende não apenas a Vila Clementino, mas também bairros das imediações, como Vila Mariana, Campo Belo, Jabaquara, Heliópolis, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Operação do Governo de SP desmonta esquema de lavagem de dinheiro com movimentação de R$ 1,1 bilhão

“Não se trata apenas de novas delegacias ou novas instalações, mas sim de uma nova vida ao 16° Distrito Policial e 2ª Delegacia da Mulher Sul”, disse a secretária de Políticas Públicas para Mulher, Adriana Liporoni.

Com a reforma, a delegacia passou a contar ainda com a Sala Lilás, espaço reservado para acolhimento das vítimas e para a realização de exames de corpo de delito por equipes do Instituto Médico Legal (IML), com peritos capacitados para esse tipo de atendimento.

A modernização das unidades integra um conjunto de políticas públicas do Governo do Estado voltadas à melhoria das condições de trabalho dos policiais e ao fortalecimento da rede de atendimento, especialmente no enfrentamento à violência contra a mulher.

O post Governo de SP amplia estrutura e atendimento com reinauguração de delegacia da Polícia Civil na capital apareceu primeiro em Agência SP.

Autor

Sair da versão mobile