Noticias de Batatais – O jornal de Batatais
Cursos de qualificação profissional do Fundo Social de SP formam novas empreendedoras
Mulheres formadas nos cursos gratuitos de qualificação profissional do Fundo Social de São Paulo celebraram, nesta quinta-feira (12), uma nova fase como empreendedoras. Elas participaram do evento que comemorou a formatura de mais de 2 mil alunos, que foram recebidos pelo governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas, no Palácio dos Bandeirantes.
LEIA TAMBÉM: Saiba como se capacitar profissionalmente com o Fundo Social de São Paulo em 2026
“Se não existe esse projeto, com certeza eu não estaria aqui. Hoje estou vivendo um sonho, que foi plantado no meu coração durante os cursos”, disse Fernanda Souza, de 38 anos, que concluiu o curso de estética.
Após cursar oito formações na área de beleza do Fundo Social de São Paulo, ela abriu um salão no centro de Osasco. Com renda própria, hoje tem como meta continuar os estudos, na faculdade de biomedicina.
“Eu quero estudar biomedicina. Porque eu acho que é uma área que mexe bastante com a estética corporal e facial e é algo que está crescendo muito. Cada curso que você faz amplia seus horizontes e impulsiona seu crescimento”, conta.
Outro caso é o de Gleici Ferraz, de 45, que não desistiu mesmo após seus primeiros empreendimentos darem errado. Desempregada e sem propósito profissional, ela começou a se reencontrar quando entrou nos cursos de moda e hoje dá aulas:
“Consegui terminar todos os cursos de moda e agora eu estou dando aulas na escola onde eu aprendi. O meu propósito de vida é esse: ajudar outras mulheres que, por alguma razão, acham que não conseguem ir para frente,mas aprendendo uma habilidade nova, a gente consegue sim”, reforça Gleici. Hoje, ela tem o próprio ateliê e já começou seu próximo projeto: montar uma cooperativa de costureiras.
Ver essa foto no Instagram
A confeiteira Marta Barbosa começou a gerar renda vendendo bolos na empresa do filho, após participar do programa de qualificação profissional. “Eu comecei a entender como melhorar aquilo que eu já vinha fazendo. E estou tendo muito sucesso porque o que eu aprendo no curso, eu aplico nas coisas que já faço”, comentou. Para ela, não foi só uma transformação profissional, mas sim uma oportunidade de recomeço: “O curso do Fundo Social me tirou de uma depressão” .
Cerimônia de formatura e 1º Feira de Empregos
O evento desta tarde no Palácio dos Bandeirantes também foi marcado pelo lançamento da 1ª Feira de Empregos do Fundo Social de São Paulo, iniciativa que objetiva aproximar os recém-qualificados dos programas de capacitação a oportunidades de emprego e geração de renda.
As primeiras-damas de municípios do estado, responsáveis por coordenar localmente os projetos do Fundo Social, destacaram a importância da iniciativa e comemoraram as novas oportunidades destinadas à população.”Foi sucesso total, tivemos uma adesão intensa da população. Formamos 54 pessoas. Chegávamos na carreta e todos os lugares estavam ocupados. A maioria já está indo para o mercado de trabalho”, afirmou a primeira-dama de Jandira, Maria Denilda Fonseca
Clau Camargo, a primeira-dama de Arujá, elogiou a qualidade dos professores. “Os próprios alunos pediram mais carretas itinerantes. Foi uma oportunidade de ter um emprego formal. Ficamos muito felizes com essa ponte do Governo do Estado e os nossos alunos.”
“Além de ser uma parceria maravilhosa com o Governo do Estado, proporcionamos cursos que podem gerar renda. O curso foi muito bem recebido”, comentou a primeira dama de Ribeirão Pires, Lígia Volpi.
Escola de Qualificação Profissional
Os cursos gratuitos do Fundo Social de São Paulo são oferecidos através do Caminho da Capacitação e das Escolas de Qualificação Profissional.
A primeira frente, do Caminho da Capacitação, opera por meio de carretas adaptadas como salas de aula itinerantes, com a proposta de levar qualificação profissional rápida, teórica e prática aos municípios do Estado de São Paulo. Nesta iniciativa, o Fundo Social oferece cursos gratuitos que ampliam a autonomia e geram renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Já as Escolas de Qualificação Profissional funcionam na capital, nas Praças da Cidadania, nos Centros de Integração e Cidadania (CICs) e em entidades conveniadas. As modalidades incluem Moda, Beleza, Gastronomia, Informática, Construção Civil e Administração, com duração de uma a quatro semanas.
Todos os cursos oferecem certificação oficial. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível em www.cursofussp.sp.gov.br.
O post Cursos de qualificação profissional do Fundo Social de SP formam novas empreendedoras apareceu primeiro em Agência SP.

