Batatais ENTRETENIMENTO

Defesa Civil prevê mudança no tempo e indica trégua da chuva no estado de São Paulo – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Defesa Civil prevê mudança no tempo e indica trégua da chuva no estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que as condições do tempo começam a apresentar mudanças ao longo deste fim de semana em grande parte do estado. O afastamento de uma área de baixa pressão que atuava próxima ao litoral contribui para o restabelecimento de condições mais estáveis na atmosfera, reduzindo a persistência das chuvas registradas nos últimos dias.

Outro fator que favorece a mudança é a perda de intensidade da massa de ar frio responsável pela queda nas temperaturas observada na quarta-feira (11). Com o enfraquecimento desse sistema, a radiação solar volta a atuar com mais intensidade, permitindo maior presença de sol ao longo do dia e a elevação gradual das temperaturas, especialmente nas regiões do centro-leste paulista.

Apesar da melhora nas condições do tempo, a circulação de ventos ainda transporta umidade do quadrante norte para o estado. Essa umidade, combinada ao aquecimento diurno, mantém condições para a formação de pancadas de chuva típicas de verão em algumas áreas, principalmente na faixa norte paulista. Esses episódios tendem a ocorrer de forma isolada, com curta duração, podendo vir acompanhados de raios, rajadas de vento e chuva pontualmente mais intensa.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP inaugura sirene em Registro e já prepara quarta fase da expansão do sistema de alerta remoto

Para o fim de semana e início da próxima semana, a tendência é de predomínio de sol entre nuvens na maior parte do estado, com aumento gradual das temperaturas e sensação de calor e abafamento, principalmente durante as tardes. As pancadas de chuva ainda podem ocorrer de maneira localizada, principalmente entre o final da tarde e o início da noite, mas de forma menos abrangente em comparação aos últimos dias.

Na capital paulista, as temperaturas começam mais amenas nas primeiras horas do dia, mas se elevam gradativamente com o aquecimento solar, podendo alcançar máximas próximas de 30°C nos próximos dias. No interior, o calor tende a ser mais intenso, com termômetros chegando a 31°C em regiões como Ribeirão Preto. Já no litoral paulista, as máximas devem ficar próximas a 28°C, com maior presença de nebulosidade ao longo do período.

A Defesa Civil do Estado segue em monitoramento constante das condições meteorológicas e reforça a importância de que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e os alertas emitidos pelos canais oficiais.

O post Defesa Civil prevê mudança no tempo e indica trégua da chuva no estado de São Paulo apareceu primeiro em Agência SP.

Autor