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Com SP Produz, lichia movimenta e desenvolve economia do Alto Vale do Paranapanema

A lichia, fruta típica das festas de fim de ano, agora também é snack, passa, mel e até aguardente. Toda essa diversificação em torno da fruta é desenvolvida pela Cadeia Produtiva Local (CPL) da Lichia do Alto Vale do Paranapanema, na região de Itapeva, no interior paulista, com o apoio do programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Com sede em Itaí e presença em mais outros 17 municípios, a CPL da Lichia foi reconhecida como CPL Madura. Sua gestão eficiente tem fortalecido a região como importante polo de cultivo e comercialização da fruta, originária da China. De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, o estado de São Paulo é líder na produção nacional. Na safra 2023/24, o município de Itaí foi o maior produtor, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA).

Por ser um fruta com colheita durante dois meses e um tempo de vida útil curto — cinco dias para chegar às prateleiras e cerca de 30% da produção pode ser descartada sem aproveitamento industrial —, a CPL desenvolve protocolos que ampliam a durabilidade pós-colheita e investe na criação de novos produtos, como vinhos, cosméticos e medicamentos derivados das sementes.

Ricardo e a esposa comercializam nove variedades de lichia em Itaí; Primeiro evento de reconhecimento e incentivo das CPLs participantes do programa SP Produz

“A lichia movimenta uma rede que vai além da fruta in natura. Já temos aguardente artesanal produzida em Torre de Pedra, kombucha (bebida fermentada a partir do chá) e gelato feitos em Piracicaba, lichia liofilizada (processo de desidratação que remove a água de um produto congelado) em Tatuí e mel de lichia, obtido por meio da polinização dos pomares por colmeias itinerantes após a florada. Isso mostra o quanto a integração entre cadeias agrega valor e gera novas oportunidades”, afirma Ricardo Pinto, gestor da CPL.

A CPL estruturou seu desenvolvimento em oito frentes estratégicas, que englobam ações de inovação para ampliar o aproveitamento da fruta, iniciativas voltadas ao mercado como exportação, showroom em São Paulo e criação de uma cooperativa regional, além de capacitação de mão de obra, atração de investidores, melhoria logística, participação internacional, turismo rural e a realização da Festa da Lichia em Itaí.

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