Batatais ENTRETENIMENTO

Dia do Gamer: SP Produz reconhece CPL dos Games de Campinas e fortalece mercado de jogos eletrônicos – Notícias de Batatais

Noticias de Batatais – O jornal de Batatais

Dia do Gamer: SP Produz reconhece CPL dos Games de Campinas e fortalece mercado de jogos eletrônicos

Você sabia que os apaixonados por games, que muitas vezes passam madrugadas jogando, tentando passar de fase, têm uma data comemorativa? Nesta sexta-feira (29), celebra-se o Dia Internacional do Gamer, responsável por movimentar um mercado que gera mais de R$ 1,5 bilhão por ano no Brasil, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames).

No Estado de São Paulo, o setor concentra cerca de 40% das empresas de desenvolvimento de jogos eletrônicos do país. Percebendo esse potencial, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem apoiado a área por meio do SP Produz, programa que fortalece cadeias produtivas locais (CPLs), e que reconheceu a CPL de Games de Campinas, no interior paulista.

LEIA TAMBÉM: Plataforma Trampolim oferece 4,5 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado de São Paulo

“O reconhecimento trouxe credibilidade e abriu portas para novas conexões com parceiros importantes, como o Sebrae. Foi um passo essencial para consolidar Campinas como um polo estratégico da indústria de games em São Paulo”, afirma Edvar Pera, diretor executivo do Núcleo Softex Campinas (NSC), entidade gestora da CPL.

Um dos principais eixos de atuação da CPL é a formação de talentos, seja atraindo adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade para o setor ou qualificando profissionais que já atuam na área.

Desde 2019, mais de 100 mil alunos passaram por cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) oferecidos na plataforma da Softex. “Acreditamos que a base para o crescimento da indústria é a mão de obra. Por isso, levamos cursos e aulas de robótica para escolas, mostrando aos jovens que as ciências exatas são legais e que podem ser uma boa escolha de carreira”, complementa Edvar.

Adventure of Samsara, Changer Seven, Pivot of Hearts, Ghetto Zombies, Capote e PoN: A Ilha dos Tatus são alguns dos títulos desenvolvidos com o apoio da entidade.

LEIA TAMBÉM: Banco do Povo: empreendedora de Mogi das Cruzes expande negócio de alimentação natural para pets e faturamento cresce 50%

Segundo estimativas da NSC, existe uma demanda reprimida de pelo menos 5 mil vagas de emprego para profissionais de tecnologia e games. “A demanda já existe e cresce a cada ano. Nosso desafio é contribuir na formação e conexão desses talentos”, ressalta Edvar.

Vale destacar que o setor de games é naturalmente multidisciplinar, pois envolve profissionais como programadores, designers, artistas, músicos, roteiristas, entre outros. “O Brasil ainda carece de formações específicas na área. Por isso, promovemos workshops que mostram como habilidades no cinema, literatura ou artes visuais podem ser adaptadas para os games, criando equipes mais completas e inovadoras”, diz Marcelo Rigon, empresário e coordenador da área de games no NSC.

Além do apoio à empregabilidade, a entidade também auxilia estúdios independentes por meio de oficinas, qualificações, conexões com empresas maiores e participação em eventos do setor. Em 2024, a CPL levou 10 representantes de pequenos estúdios para a Gamescom, a maior feira de games do mundo, realizada em Colônia, na Alemanha.

Formatura de uma das turmas de qualificação realizadas pela CPL dos Games de Campinas. Foto: Divulgação/Governo de SP

Mercado bilionário

Somente em 2023, o mercado global de jogos digitais movimentou 396,2 bilhões de dólares. Trazendo para o âmbito nacional, o Brasil se destaca como o maior mercado da América Latina e o 10º em faturamento no mundo, de acordo com a Abragames.

Apesar disso, parte do público gamer ainda mantém certo preconceito contra produções nacionais. Para combater esse cenário, a CPL pretende trabalhar na divulgação em novos canais e também implementar um projeto de fliperamas itinerantes, que vão percorrer eventos culturais apresentando exclusivamente jogos brasileiros.

“Ainda existe uma síndrome de vira-lata, mas quando o público jogar os games feitos aqui, vai perceber a qualidade e mudar o olhar”, explica Marcelo.

SP Produz

Lançado em junho de 2024, o programa SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. No ano passado, foram reconhecidas 80 CPLs, com os graus de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

O post Dia do Gamer: SP Produz reconhece CPL dos Games de Campinas e fortalece mercado de jogos eletrônicos apareceu primeiro em Agência SP.

Autor