19 de setembro de 2025
16:17
Por: Ana Paula Pignataro, Mariana Campos
Fotos: Secom e Secid
O salão do Clube do Idoso, localizado em Pinheiros, sediou, nesta sexta-feira (19), a tradicional festa dos aniversariantes do mês, que contou com música ao vivo, dança, bate-papo e um delicioso café da manhã. O espaço público também recebeu a visita especial de Rafael e Dinorá, dois cães idosos que vivem no Canil Municipal de Sorocaba. Lá, eles arrancaram sorrisos e ganharam carinho da terceira idade e dos servidores que atuam no local.
O intuito da iniciativa, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com a Secretaria de Cidadania (Secid), responsável pelo Clube do Idoso, foi de apresentar aos idosos esses animais que vivem no Canil Municipal como uma possibilidade de um novo companheiro. Muitos animais abrigados, entre cães e gatos, em sua grande maioria vítimas de maus-tratos, esperam por anos a chance de encontrarem uma família.
Para isso, a equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema escolheu cãezinhos dóceis e tranquilos para participar desse momento de confraternização entre os frequentadores do Clube do Idoso. Ambos na coleira, eles deram voltas pelo salão, sempre prontos para receber o afago dos munícipes.
Luzia Sampaio, uma das frequentadoras do Clube do Idoso que aprovou a visita especial dos cãezinhos, perdeu há uma semana a sua cachorrinha Tamy, de 14 anos. “Adoro esses bichos, mas preciso dar um tempo e me refazer da perda que tive, antes de ter outro animal de estimação. Eles são muito especiais”, contou, enquanto fazia carinho em Rafael.
A adoção de cães e gatos é benéfica por diversos motivos, inclusive essa convivência harmônica com animais traz inúmeros benefícios ao ser humano. Estudos indicam que a presença de um ou mais animais promove a melhoria do sistema imunológico, maior estabilidade emocional e diminuição do nível de estresse.
Dinorá e Rafael foram resgatados pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema após serem atropelados. Rafael em dezembro de 2024 e Dinora em janeiro deste ano. Ambos estão disponíveis para adoção responsável.
Para adotar um animal de estimação, o morador precisa apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço recente, além de passar por uma entrevista com os profissionais da Sema, relacionada ao bem-estar dos animais, como, por exemplo, se existe outro pet na residência ou, ainda, a respeito do espaço destinado ao animal no imóvel e também condições com os cuidados necessários com o novo integrante da família.
O Canil Municipal está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3202-8006 ou pelo WhatsApp: (15) 99104-4258. Os munícipes também podem conhecer animais disponíveis para adoção na rede social da campanha Divulga Pet: @divulgapetsorocaba.