Noticias de Batatais – O jornal de Batatais
Na volta às aulas, Etec de Casa Branca adota música clássica como sinal sonoro
Nesta semana, os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Francisco Nogueira de Lima, de Casa Branca, vão se deparar com uma novidade: a troca da sirene pela música clássica. Idealizada e executada pela equipe gestora, a mudança teve como proposta afastar os ruídos de um som estridente que pode gerar desconforto, ansiedade e dificuldade de concentração, principalmente nos neurodivergentes. Os estudos foram embasados em pesquisa que mostraram que um sinal sonoro mais suave deixa o ambiente mais acolhedor. A mudança será adotada nos horários de entrada, intervalo de aulas e saída dos estudantes
“Ao abraçarmos essa ideia, reduzimos os impactos negativos do som da sirene, tornando o espaço escolar mais inclusivo e adequado ao bem-estar dos alunos”, explica o superintendente da Etec, José Augusto Franchi Cossi. Jovens com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA) e dislexia, por exemplo, serão beneficiados com essa novidade.
Durante as férias, os alunos acompanharam essa substituição pelas redes sociais. De acordo com o superintendente, a repercussão tem sido muito positiva. “Eles compreenderam que a opção pela música buscou humanizar o ambiente e valorizar a neurodiversidade. Entenderam também que nosso objetivo foi promover a inclusão e bem-estar, sem perder a organização da rotina”, conclui Cossi.
A Etec de Casa Branca conta com 576 matriculados, distribuídos nos cursos técnicos de Enfermagem, Farmácia, Informática, Logística, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho; Ensino Médio Integrado ao Técnico (M-Tec) em Administração, Desenvolvimento de Sistemas; e no Ensino Médio com ênfase em Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O post Na volta às aulas, Etec de Casa Branca adota música clássica como sinal sonoro apareceu primeiro em Agência SP.
