Rodapé Literário - Juscelino Pernambuco

Notas de gramática e literatura

E chegou o Carnaval. Nós precisávamos destes dias de folga, destes dias de festa. Têm sido tão grandes os sustos que andamos levando neste nosso Brasil amado que nada melhor que uns dias de sossego para quem sabe, alguma coisa voltar mudada neste nosso território. Dito isso, passo a você algumas notas sobre pontos de gramática e literatura. Gosto disso, e muito.
Observe o acento: anéis, pastéis, herói, constrói, dói, papéis, troféu, céu, chapéu, chapéus. A regra é a seguinte: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas, o acento aparece.
Sem acento: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico. A regra é esta:
não se acentuam os ditongos abertos “ei” e “oi”, em palavras paroxítonas.
“Ideia ” é a palavra mais usada na língua portuguesa.
A gramática normativa rejeita exemplos como os que seguem:
1) …quando ela transferiu-se para o Rio de Janeiro…Explicação: A conjunção subordinativa temporal, quando, exige o pronome SE, antes do verbo (próclise): …quando ela se transferiu.
O certo é escrever: bom humor ou mau humor; bem-humorado ou mal-humorado.
Leitora e leitor queridos, estar sempre de bom humor é o segredo de bem viver e de envelhecer gloriosamente.
“Escrever é ter coisas para dizer.” (Darcy Ribeiro)
“Uma história se conta, não se explica.” (Jorge Amado)
“Escrevo para que meus amigos me amem ainda mais.” (Gabriel García-Márquez)
Seção ou secção significa: parte, departamento; sessão designa reunião, assembleia; cessão é o ato de ceder.
Exemplo: Na sessão de entrega de prêmios, uma seção da plateia aplaudiu e a outra vaiou os premiados, razão por que não houve cessão de direitos de imagem para a imprensa.
O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde), para não haver confusão com pode, no presente do indicativo, e no verbo pôr, para evitar que se confunda com a preposição: por.
Acentuação – ditongos “ei” e “oi”
Não se acentuam os ditongos abertos “ei” e “oi”, em palavras paroxítonas.
Temos de escrever assim: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
Atenção: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas, o acento aparece: anéis, pastéis, herói, constrói, dói, papéis, troféu, céu, chapéu
Faz dois anos…/vai fazer três dias…/ Já faz três anos… Não diga: Fazem dez meses, fazem dois anos. O verbo fazer, indicando tempo decorrido, fica sempre no singular. Exemplos de frases corretas: “Faz quatro anos que eu a conheço.” “Vai fazer dois dias que ela chegou.” “Faz dois meses que ela se foi.”
Ao invés de, em vez de: a primeira locução significa ao contrário de; a segunda quer significar em lugar de.
De encontro a e ao encontro de: ser contra é ir de encontro a; estar a favor de é ir ao encontro de; Quer exemplos? “O carro veio de encontro ao muro de minha casa.” O que o Papa Francisco afirmou sobre os animais veio ao encontro do que nós que os amamos sempre pensamos.
“A vida não quer e nem precisa ser explicada; ela quer e precisa ser vivida na sua plenitude” Juscelino Pernambuco
Em princípio e a princípio.
Em princípio quer dizer “em tese, na teoria”.
A princípio significa “em um primeiro momento, no começo, inicialmente”. Exemplos: “Em princípio, ele era contra o aborto, por motivos religiosos. “A princípio, vou contrariar seu pensamento.”
17-Não use crase: a todos, a cada, a ninguém, a alguém, a todas, a nenhuma, a nenhum. São pronomes indefinidos.
18-É gratuito, não é gratuíto; é recorde , não é récord.
19-É interveio; não é interviu. É perda, não é perca.
20- É prevenido, não é previnido; o verbo é “prevenir”.
Até a próxima.